Toda empresa precisa buscar novos clientes a cada dia para manter o seu negócio vivo e competitivo no mercado. Gerar leads é uma excelente estratégia dentro do marketing digital para superar esse desafio.

Ao contrário das práticas mais antigas, nas quais as empresas compravam listas de e-mails, com a geração de suas próprias listas, a efetividade da comunicação com seus futuros clientes é muito maior. Neste artigo, vamos mostrar a importância da geração de leads para uma boa estratégia de marketing e como fazer essa captação em 4 passos. Por fim, ainda daremos uma dica sobre como trabalhar esses leads para gerar ainda mais vendas. Confira!

Entenda por que a sua empresa precisa gerar leads

O lead é aquela pessoa que visitou o seu site e, de alguma forma, deixou um e-mail de contato. Essa pessoa deu um primeiro passo para demonstrar interesse em receber conteúdos e ofertas da sua empresa, o que é algo de muito valor.

As listas de e-mails geradas dessa forma são muito mais efetivas, pois as pessoas escolheram participar delas, portanto, estão mais propensas a converterem em cada e-mail. Sendo assim, as chances de fechar novas vendas por esse canal são muito mais elevadas.

Gere mais leads seguindo alguns passos

Confira 4 passos importantes para potencializar a sua geração de leads.

1. Aposte em produção de conteúdo

O primeiro passo é fazer com que as pessoas encontrem a sua empresa. A melhor forma de fazê-lo é oferecendo conteúdos relevantes e de qualidade, por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Esses conteúdos podem estar em diversos formatos:

  • blog post;
  • podcast;
  • vídeos;
  • infográficos;
  • entre outros.

O mais importante é garantir que o conteúdo seja do interesse da sua persona, que faça sentido e resolva alguma dúvida ou problema dela. Isso faz com que ela queira receber mais materiais e tome a sua empresa como referência.

2. Insira uma caixa de assinatura de newsletter

De nada adianta oferecer bons conteúdos se não houver um campo no qual o visitante possa deixar o seu e-mail. Por isso, tenha sempre uma caixa de assinatura de newsletter disponível. Ao deixar um e-mail ali, a pessoa está dizendo, com todas as letras: “eu me interesso pelas informações que tem a me passar”. Aproveite isso!

3. Formate um call to action

O call to action — ou CTA — é a chamada para a ação. É ele que direciona o lead para o próximo passo. Todos os materiais de conteúdo da sua empresa devem ter, ao menos, um CTA. É importante que ele seja bem definido, claro e objetivo.

4. Oferte materiais ricos

Ofertar materiais mais ricos, como e-books, templates e infográficos mais elaborados, é uma ótima forma de coletar mais dados do lead. Afinal, você está oferecendo um conteúdo mais relevante e isso possibilita exigir alguns dados em troca.

Para isso, o ideal é criar uma landing page. Nela, devem constar o detalhamento do conteúdo que a pessoa receberá e os campos para que ela deixe seus dados, como e-mail, nome, cargo e empresa. É importante ressaltar que não é recomendado solicitar muitas informações de uma única vez.

Tenha um funil de vendas estruturado

Todo o esforço para a captação de leads não valerá de nada se você não tiver um funil de vendas bem estruturado. Os e-mails conquistados precisam ser trabalhados de forma planejada para gerar mais vendas.

Então, entenda profundamente como é a jornada de compra dos seus clientes e implante uma estratégia de nutrição baseada nela. Essa estratégia que fará com que os visitantes do seu site se tornem clientes fiéis e assíduos no futuro.

Como vimos, gerar leads é extremamente importante para aumentar a quantidade de clientes e fazer o seu negócio crescer de forma sustentável. Seguindo os passos que apresentamos neste post, em pouco tempo, você conseguirá uma lista de e-mails volumosa e de qualidade.

Gostou deste post? Então aprofunde os seus conhecimentos e aprenda a criar as melhores ofertas para gerar leads. Até lá!