Em um mundo cada vez mais conectado e disperso, as estratégias de live marketing surgem como uma alternativa para as empresas engajarem o seu público-alvo. Mais do que informar, é preciso se conectar com os consumidores por meio de experiências únicas. 

Pensando nisso, listamos 5 exemplos de live marketing para você se inspirar e criar a sua própria estratégia de sucesso. Confira!

1. Palitos premiados, da Kibon

A campanha dos palitos premiados foi realizada em 2008, nos picolés da marca Fruttare. Releitura de uma ação anterior, a Kibon distribuiu 10 mil iPods no lugar dos picolés, em 90 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. 

A ação foi um sucesso entre o público, gerando um aumento de 31% nas vendas do produto em questão. Além disso, a experiência dos consumidores com a marca se tornou ainda mais forte e consistente. A campanha ainda rendeu diversos prêmios pela sua inovação.

2. Mamíferos, da Parmalat 

Um dos maiores e mais famosos cases do marketing nacional, a ação com os mamíferos da Parmalat foi realizada na década de 90, mas, ainda hoje, é muito citada quando o assunto são estratégias de live marketing.  

A marca usou elementos de grande apelo para o seu público ao criar uma campanha que unia crianças fofas com bichos de pelúcia. Essa ação — que pode parecer simples em princípio — gerou um aumento de 80% no reconhecimento da marca no seu mercado de atuação. 

Além disso, foram distribuídos mais de 15 milhões de mamíferos de pelúcia, o que possibilitou uma identificação duradoura com a Parmalat, que continuou sendo lembrada e citada mesmo após o fim da promoção.

3. Mundo HD, da Sky 

Considerando que uma em cada quatro crianças tem problemas oftalmológicos sem saber, a Sky apostou em uma ação inusitada nas escolas municipais do país. A empresa levou um consultório itinerante até os alunos, para que eles tivessem a sua visão testada e, se necessário, ganhassem óculos corretivos. 

O objetivo da campanha é que, com o tratamento adequado, as crianças pudessem conhecer o mundo em HD por meio dos serviços oferecidos pela operadora. A ação gerou uma enorme comoção entre o público-alvo, agregando ainda mais valor à marca.

4. Nomes nas latas, da Coca-Cola

As estratégias de live marketing estão muito presentes e se destacam como o pilar central da construção de marca da Coca-Cola. Repaginando a ação dos anos 80, a empresa trouxe de volta em 2015 a versão mini dos seus produtos, dessa vez, focada na personalização, com 150 opções de nomes disponíveis. 

A campanha — que começou estampada nas latas de Coca-Cola Zero — foi um verdadeiro sucesso entre o público jovem, representando um crescimento considerável na procura pelo produto no mercado.  Além disso, a empresa conseguiu reforçar a experiência do público com a marca ao criar vínculos afetivos com os seus consumidores. 

5. Tickets Books, da L&PM

Com o objetivo de estimular a leitura e divulgar o seu principal produto, a editora L&PM aproveitou o Dia do Livro para criar uma ação de live marketing inspiradora na cidade de São Paulo. Na campanha, passageiros do metrô foram presenteados com diferentes clássicos da literatura. Além do conteúdo intelectual, os livros de bolso ainda contavam com um cartão de passagens integrado, recarregado com 10 acessos gratuitos às estações. 

Como você pode perceber, as estratégias de live marketing consistem em uma poderosa ferramenta, capaz de influenciar a percepção do público em relação à sua marca, gerando valor, fidelizando e estreitando o relacionamento entre os consumidores e as empresas.

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