Mesmo que você não perceba, o marketing está em todos os lugares — ele faz parte de nossas vidas. Em sua primeira entrevista de emprego, por exemplo, você provavelmente precisou fazer o marketing pessoal para ter mais chances de aceitação. E há muitas outras situações que podem servir como exemplo. Sendo assim, decidimos listar cinco filmes sobre marketing para você repensar a sua estratégia.

Apesar de não ser o tema principal desses filmes, ao traçar um paralelo com as ações desenvolvidas pelas empresas, fica evidente a importância do marketing para a trama. Quer saber mais? Então continue a leitura e confira nossa lista!

5 filmes sobre marketing que fará você refletir

1. “A Fantástica Fábrica de Chocolates”

Podemos encontrar aqui um excelente exemplo de branding criado pela empresa do excêntrico Willy Wonka. A marca conquista um nome tão forte no mercado que as crianças fazem de tudo para encontrar o bilhete dourado, (quem achasse poderia passear pelo local). Uma das garotas chega até mesmo a comprar milhares de barras de chocolates.

Quando você investe em branding e ganha um lugar de destaque na mente dos consumidores, chega um momento em que o público se torna promotor da sua marca. Basta pegar a Apple como exemplo. Muitos usuários colam adesivos em seu carros, entram em discussões na internet para defender os produtos da empresa e enfrentam filas nas lojas nos dias de lançamento.

2. “Ela”

Exageros à parte, sistemas de inteligência artificial, como o que está presente no filme, existem em nosso meio e são utilizados por diversas empresas. Por meio do Big Data, os chatbots conseguem entender a necessidade do usuário e fornecer respostas satisfatórias.  

Mesmo que você não se apaixone por um sistema operacional, como aconteceu com o protagonista, é possível se esquecer por alguns segundos de que não existe uma pessoa do outro lado. Muitos criticam a perda do fator humano, entretanto, várias empresas têm sido beneficiadas pelos chatbots, pois oferecem um atendimento rápido aos usuários.

3. “Forrest Gump”

“Forrest Gump” é um prato cheio para aqueles que desejam entender o poder de um bom storytelling. Por meio de suas histórias, o personagem interpretado por Tom Hanks consegue prender a atenção do ouvinte e cativá-lo. Em uma estratégia de marketing de conteúdo, essas características são essenciais.   

A explicação para a eficácia do storytelling é que você cria um vínculo emocional com os espectadores e eles começam a se importar com o que você tem a dizer. Por isso, é tão comum em palestras sobre empreendedorismo, por exemplo, vermos a pessoa contar a história da sua vida em vez de ir direto ao ponto.  

4. “O Homem que Mudou o Jogo”

Assim como o economista interpretado por Jonah Hill utilizou as estatísticas para montar um time de baseball competitivo, também devemos analisar os dados para guiar nossas ações. Quando criamos uma campanha de anúncios patrocinados, podemos acompanhar o desempenho em tempo real e ajustá-las ao longo do processo, caso seja necessário.

Esse é um exemplo claro de que é essencial mensurar todas as ações de marketing e não se prender àquelas que enchem os olhos, mas que não trazem os melhores resultados. Assim, você destina a sua verba de forma coerente.

5. “Homem de Ferro 3”

Aqui podemos aprender como o marketing pessoal pode impactar o público, de maneira positiva ou negativa. Tudo o que está relacionado ao seu negócio deve ser tratado com muito cuidado, inclusive a sua imagem.

Assim que Tony Stark, o Homem de Ferro, descobre que um suposto terrorista é apenas um personagem criado para esconder o verdadeiro vilão, fica evidente que, mesmo com poucos segundos de exposição na mídia, pod-se atingir o público de maneira positiva ou negativa. Por isso existem profissionais que estudam até mesmo o impacto que determinadas cores causam no público.

Portanto, da próxima vez em que você assistir a qualquer filme, fique atento aos detalhes. Mesmo que não pareça, à primeira vista, é possível que ele contenha ensinamentos valiosos. Dessa forma, você estará aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo.

Gostou da lista? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam nossas dicas de filmes sobre marketing!