Fazer uma newsletter é mais do que uma simples estratégia para capturar contatos. Quando bem utilizada, ela é capaz de transformar usuários comuns em clientes. Conseguir o e-mail é só o primeiro passo, pois é preciso uma boa execução de todos os fundamentos para alcançar o objetivo desejado.

Quando você consegue alinhar sua estratégia de produção de conteúdo com os disparos de e-mails, a conversão de leads em clientes se torna maior. Dessa forma, é possível aumentar o faturamento da empresa. Não é por acaso que essa ferramenta é tão indicada por profissionais do marketing digital.

Quer saber as razões para fazer uma newsletter agora mesmo? Confira no post a seguir!

1. Não caia no esquecimento

A internet, assim como o universo, está sempre em expansão. Todos os dias novos sites e blogs são criados e o número de usuários só aumenta. Como se manter relevante diante desse cenário?

Primeiramente, você precisa criar conteúdos de qualidade. Caso contrário, ninguém assinará sua newsletter.

Já alimentou seus canais de comunicação com excelentes textos e capturou e-mails? Perfeito. Agora é necessário ajustar a regularidade nos envios.

Deixe seu assinante sempre por dentro das novidades, os informando de suas publicações. Só tome cuidado para não exagerar na dose e se transformar em um chato.

2. Ganhe autoridade

Com produções de conteúdos relevantes e atualizações constantes, você ganhará autoridade no assunto.

Sabemos que a confiança é um fator essencial para fechar um negócio. Se você não mostrar profissionalismo, o processo será complicado. Sendo assim, enviar materiais esclarecedores para os usuários mostra que você é um especialista e vai ajudá-lo sempre que precisar.

3. Se aproxime dos assinantes


O e-mail é o meio ideal para se aproximar das pessoas. Esse canal de comunicação proporciona uma intimidade maior, pois, se você está na lista da pessoa, é como se fizesse parte de seu círculo de amizade. Por isso, trate-a como tal.

Uma dica é individualizar o tratamento, ou seja, mandar uma mensagem personalizada. Claro que você não vai conseguir escrever um e-mail para cada pessoa. Mas por meio de ferramentas de disparos automáticos, é possível conseguir resultado semelhante.

Uma das maneiras é segmentar o usuário por área de interesse. Se ele baixou um e-book sobre determinado assunto, entregue mensagens relacionadas à área.

Quando você pedir os dados para assinar a newsletter, peça o nome da pessoa. Dessa forma, cumprimentando-a pelo nome no início da mensagem, a sensação de individualidade é maior. Só tome cuidado para não pedir muitas informações. Isso pode fazer o usuário desistir de preencher os dados.

4. Transforme os leads em clientes

O lead é aquele usuário que está quase pronto para virar um cliente. Se o visitante do seu site assinou sua newsletter, é um bom sinal. Ele já demonstrou interesse pelo seu negócio.

Porém, é importante não se afobar e tentar vender logo na primeira oportunidade. Continue entregando conteúdos relevantes para o lead. Vá com calma para não assustá-lo.

Mostrar cases de sucesso, depoimentos de clientes e disponibilizar brindes, podem ser excelentes opções nessa fase. Mais adiante, então, é possível oferecer seus serviços e produtos.

A grande vantagem desse processo é mandar um cliente pronto para o setor de vendas. Ele já conhecerá bem o produto, assim como seus benefícios e estará considerando comprá-lo. Sendo assim, os vendedores conseguirão dar um atendimento mais personalizado e, consequentemente, impulsionar as vendas.  

5. Mantenha contato com os clientes

Após fechar uma venda, o que fazer com o cliente? Deixá-lo de lado e partir para outro? Certamente, não.

Fidelizar o cliente é uma tarefa tão importante quanto conseguir novos clientes. Portanto, o ideal é não esquecê-lo e estar sempre o informando das novidades. Se você garantir uma experiência satisfatória, não haverá motivos para ele procurar outra empresa que ofereça o mesmo serviço.

Quando você utiliza diversas ferramentas em sua estratégia de marketing digital, os resultados aparecem. Fazer uma newsletter é indispensável, especialmente, para captar clientes e construir um relacionamento sólido.

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