O tempo passa rápido. Já estamos quase chegando ao ano de 2017 e é por isso que você já deve ter começado a fazer o planejamento estratégico da sua empresa, não é mesmo? E para ajudá-lo a crescer e a prosperar no ano que se aproxima, nós elaboramos uma lista com as 5 tendências de marketing que você precisa ficar de olho em 2017.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre as novidades que estão chegando? Então, continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Marketing digital

A “internet das coisas” deve crescer ainda mais em 2017. Isso quer dizer que as pessoas cada vez mais estarão conectadas utilizando objetos que até então não permitiam interações online, como relógios, carros, geladeiras, roupas, pulseiras, entre tantos outros.

É por esse motivo que o marketing digital tende a crescer ainda mais. Produzir conteúdo exclusivo para essas novas plataformas pode ser um diferencial para a sua marca, que deve chegar a esse público antes dos concorrentes.


2. Marketing de conteúdo

A técnica de encontrar clientes por meio de buscas genéricas em sites de pesquisa, como o Google e o Bing, deve seguir como uma excelente forma de gerar novos leads para as empresas.

No entanto, ter um blog apenas não é suficiente! Você precisa desenvolver um conteúdo de qualidade, com foco em palavras-chave e nas personas que você deseja atingir.

3. Mídias sociais

No Brasil, o Facebook é a mídia social mais utilizada. e esse cenário deve se manter em 2017. No entanto, outras mídias, como o Snapchat, ganham cada vez mais usuários, principalmente entre os jovens.

As mídias sociais são uma excelente forma de uma organização se relacionar com os seus públicos, mas é necessário que sejam feitos estudos e um bom planejamento para que a sua marca esteja presente onde os seus clientes também estão. De nada adianta ter uma conta no LinkedIn se o seu público prioritário está no Snapchat, por exemplo.

4. Realidade aumentada

Assim como a internet das coisas, a realidade aumentada também é uma tendência para o marketing nos tempos futuros. A ideia é que produtos como óculos ao estilo do Google Glass, por exemplo, se tornem mais populares e que isso gere novas formas de praticar a comunicação.

As empresas cada vez mais terão plataformas para se comunicar e é importante que se saiba como gerar conteúdo para cada uma delas. Utilizando da realidade aumentada, é possível contar histórias de maneira interativa, indo muito além do tradicional vídeo institucional de empresa.

5. Automação

Devido ao aumento da demanda dos profissionais da marketing na geração de conteúdo para as mais diversas plataformas, a ideia é que a parte mais burocrática do seu trabalho, como mensuração de resultados e organização de relatórios, seja automatizada.

Várias ferramentas de automação estão surgindo no mercado e em breve devem se tornar uma prática cotidiana nas agências de publicidade e empresas em geral.

Como você pode perceber, seguir as tendências de marketing em 2017 é inovar. Quer começar agora? Então, leia sobre as 3 ferramentas para implantar uma cultura de inovação na sua empresa!