O uso das redes sociais está entre as principais tendências de marketing para empresas. Além de possibilitar um relacionamento mais próximo com o público, essa é uma ótima forma de divulgar a sua marca. Em meio a tantas opções, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Snapchat, o Instagram para empresas vem ganhando cada vez mais destaque.

Neste artigo vamos falar sobre a importância dessa rede social na estratégia de marketing das empresas e ainda daremos 8 motivos para você criar um conta agora mesmo para o seu negócio. Confira!

A importância do Instagram na estratégia de marketing digital da sua empresa

As estratégias de marketing digital vêm ganhando cada dia mais força no mercado. Afinal, elas possibilitam diversas formas de fazer a divulgação da sua marca e obter novos clientes.

As pessoas passam boa parte do tempo com seus smartphones à mão, acompanhando as notícias, piadas e postagens dos amigos. Não demorou muito para que as empresas percebessem o potencial de fazer parte desse movimento. Só o Instagram conta com mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, prontos para conhecerem o seu negócio.

A rede conta com usuários bastante engajados e assíduos. A presença da sua empresa nessa plataforma ajudam a modernizar a imagem da marca no mercado, além de aproximar mais os clientes.

Os motivos para criar uma conta do Instagram para empresas

Com tantas pessoas conectadas, não há como negar que, com uma estratégia bem desenhada e executada, é possível conseguir excelentes negócios por meio do Instagram. Confira a seguir alguns motivos que não deixarão dúvidas de que a sua empresa já deveria estar no Instagram.

1. Foco em imagens

As imagens geram uma conexão emocional praticamente imediata se comparadas a um texto, por exemplo, porque são facilmente compreendidas. Muitos usuários do Instagram utilizam a rede justamente para relaxarem e se inspirarem com as fotos e os vídeos.

As organizações que realmente criam imagens cativantes em vez de fazer do Instagram um mero catálogo de produtos e serviços são aquelas preocupadas em transmitir os valores da empresa. É essa atitude que gera empatia, atrai mais seguidores e agrega valor à marca.

2. Integração com o Facebook

Desde que o Facebook adquiriu o Instagram, em 2012, a integração entre as redes tem sido simplificada. Ao publicar uma nova imagem no Instagram, é possível compartilhá-la automaticamente na página da sua empresa no Facebook — basta vincular as contas.

Isso ajuda a divulgar as suas publicações e a estimular seus fãs do Facebook a também seguirem o seu perfil no Instagram.

3. Perfil comercial

O Instagram oferece algumas ferramentas interessantes para empresas que configurarem um perfil comercial (basta selecionar “Alternar para o perfil comercial” na configuração e seguir as instruções).

Por meio desse perfil, a empresa terá acesso a informações como gênero, faixa etária e localização do público, além de análises como a de participação do público e a de alcance dos posts. Essas são avaliações importantes para saber os tipos de publicação que estão funcionando bem e quais não geram resultados tão bons para a sua estratégia.

Além disso, o Instagram para negócios habilita o botão “Promover” nas suas publicações. Falaremos mais sobre isso na próxima seção.

4. Instagram Ads

Os anúncios no Instagram são uma maneira simples e eficaz de alcançar mais pessoas, aumentando a visibilidade da sua marca e ajudando a impulsionar as vendas do seu negócio.

Ao tocar no botão “Promover” dentro das suas publicações, você terá acesso a um assistente que vai guiá-lo na criação de um anúncio na plataforma. Com ele, você consegue segmentar o público-alvo para o qual o anúncio será veiculado, definir um orçamento e escolher a duração da campanha.

5. Uso de hashtags

As hashtags são um recurso de categorização do conteúdo das suas imagens. Elas representam um contexto para as suas publicações e ajudam usuários interessados naquele conteúdo a chegarem até você.

É muito importante incluir hashtags nas legendas das imagens porque elas auxiliam o seu público a se identificar com as fotos e os vídeos postados, ao mesmo tempo em que aumentam as chances de novas pessoas conhecerem a sua marca.

6. Instagram Stories

O surgimento do Snapchat abalou diversas redes sociais, que logo buscaram incorporar a novidade nos serviços que já prestavam. Entre elas, o Instagram foi o que obteve mais sucesso, criando os Stories.

A funcionalidade consiste na postagem de imagens ou vídeos com curta exibição e prazo de apenas 24 horas para a visualização. É muito utilizada pelos usuários para mostrar situações diversas, desde coisas do dia a dia até a participação em eventos.

Os Stories ajudam a dar mais humanidade à marca, usando imagens menos produzidas e artificiais. A prática de divulgação de bastidores, do cotidiano da empresa e de assuntos mais pontuais e personalizáveis traz mais fluidez e pessoalidade à conta.

Nos perfis comerciais, essa é uma excelente forma de fazer a divulgação de conteúdos do blog, de eventos e ações promocionais. Além disso, se o seu perfil tiver mais do que 10 mil seguidores você fizer o impulsionamento de uma publicação, é possível inserir um link para levar a pessoa até o seu site.

7. Lives

Assim como no Facebook, é possível promover uma live para os seus seguidores. A live é uma transmissão ao vivo feita diretamente do celular, e pode ser usada de diversas forma e para diversas finalidades.

Essa é uma forma muito eficaz de fazer um workshop, uma demonstração de produto e até mesmo de interagir com o seu público. Durante a live, os seguidores podem enviar perguntas e comentários, e você pode respondê-los ao longo da transmissão.

Por meio da integração com o Facebook, a live pode ser compartilhada entre as duas plataformas, alcançando ainda mais pessoas.

8. Engajamento do público

O engajamento do público se refere ao quanto os seus seguidores interagem com as suas publicações. O Instagram é uma rede social que tem um forte potencial de engajamento. Nela, o seguidor pode interagir por meio de curtidas, comentários e mensagens diretas, além das enquetes nos Stories.

Com tantas opções de interação, os seguidores tendem a ser muito mais engajados. Se a sua empresa focar em manter uma boa taxa de respostas, o nível de engajamento pode ser ainda maior — ou seja, você pode usar a rede para conquistar e encantar os seus clientes.

Percebeu a importância do Instagram para empresas como uma maneira de destacar a sua marca no mercado? Então aproveite para aprender como utilizar os influenciadores digitais para potencializar a sua estratégia de marketing nas redes sociais!