O Facebook, atualmente, é a maior rede social do mundo, com 2 bilhões de usuários ativos, segundo o último levantamento divulgado pela plataforma. Com tanta audiência, o canal passou também a ser utilizado como ferramenta de marketing para muitas empresas. 

E isso não acontece por acaso! Afinal, o Facebook dispõe de muitas vantagens na divulgação de produtos e serviços, como baixo investimento, alto poder de segmentação e a possibilidade de mensuração exata dos resultados. 

Mas, apesar de o canal disponibilizar uma série de recursos para potencializar os resultados das empresas, a ferramenta não faz o trabalho sozinha. Para aumentar o engajamento na página do Facebook, é necessário realizar algumas ações como as que destacamos a seguir. Acompanhe! 

Produza conteúdo de qualidade

É muito comum que empresas utilizem suas páginas no Facebook apenas para divulgação direta dos seus produtos.

Trata-se de um grande erro! As pessoas geralmente não são atraídas por esse tipo de publicação e até se irritam quando algumas marcas fazem isso de maneira constante. 

É fundamental produzir bons conteúdos, de acordo com a linguagem e com os interesses do seu público. Além de atraí-los com informações realmente úteis, você pode se tornar referência no mercado em que atua, gerando mais confiança e credibilidade. 

Crie anúncios 

O Facebook Ads é a ferramenta do Facebook que permite que anúncios sejam veiculados dentro da própria plataforma. Ele disponibiliza diversos formatos, que podem ser escolhidos conforme seus objetivos. 

Uma das opções é a de “envolvimento”, uma campanha mais direcionada para a interação dos usuários com a publicação, seja comentando, curtindo ou compartilhando, e, consequentemente, aumentando o engajamento na página do Facebook.

Interaja com o público 

De nada adianta que seu público esteja envolvido nas publicações, curtindo, comentando ou compartilhando, se não há um envolvimento da sua empresa com essas interações. É preciso estar atento para responder todos os comentários dos usuários, inclusive os negativos. Sempre busque a melhor solução para cada questionamento ou problema. 

Além disso, é interessante realizar publicações fazendo perguntas para os usuários e pedir opiniões sempre que possível para estreitar o relacionamento. Mas evite abordar assuntos polêmicos!

Publique nos horários certos 

Dependendo da rotina do seu público, existem alguns horários em que eles estão mais presentes nas redes sociais.

E isso também é importante na hora de gerar mais engajamento. É preciso estudar em quais os momentos seus fãs estão mas ativos no Facebook. Para essa análise, você deve fazer publicações em diferentes horários e avaliar em quais períodos seus posts têm um retorno melhor. 

Mensure os resultados

Você tem bom conteúdo, cria anúncios, interage com o público, publica nos horários certos, mas ainda assim não consegue ter o retorno esperado? Talvez você esteja se esquecendo de fazer uma das etapas mais importantes: mensurar os resultados. 

Para isso, o Facebook Insights apresenta diversos indicadores, como as visualizações de página, que consiste no número de pessoas únicas que interagiram de alguma forma com a publicação. Ele traz também outros dados essenciais para você analisar os resultados das suas ações e aprimorar o que for necessário.

Gostou das dicas para aumentar o engajamento na página do Facebook? Para acompanhar mais conteúdos como este, basta nos seguir no Facebook e no Instagram!