Marketing digital é uma forma de diferenciar empresas e tornar uma marca inovadora, especialmente quando a tática escolhida é a produção de conteúdo para a internet. Com essa estratégia definida, um alto volume de textos precisa ser produzido para a sua empresa. Entretanto, existe algo importante que pode tirar a eficiência dos conteúdos web produzidos para o seu negócio: a falta de planejamento.

Com esse fator, sua estratégia digital corre o risco de não gerar resultados e ir por água abaixo. Mas calma, a criação de um calendário editorial pode resolver muita coisa.

Conteúdos atrasados, defasados e desproporcionais podem não atingir seus possíveis clientes de forma efetiva, desvirtuando o caminho dos esperados resultados positivos. Para resolver isso, a criação de um calendário editorial pode tornar tudo mais fácil. 

Mas afinal de contas, o que é isso? Trata-se de uma forma de planejar a sua estratégia de conteúdos web, através da definição de datas de lançamento e produção, prazos, proporção de conteúdos, formatos e como tudo isso pode atingir seu possível cliente. 

Por que deveria usar um sistema desses? É algo que você deve estar pensando. Vamos lá! Primeiramente, isso melhora a organização e planejamento da sua empresa, contribui para uma estratégia poderosa de marketing.

Além disso, é uma forma importante de controle do trabalho da agência que você contratou, evitando entregas fora do prazo, distância dos seus objetivos e do padrão de qualidade que a sua estratégia necessita.

Como criar um calendário editorial?

Para começo de conversa, você precisa selecionar a ferramenta ideal para cadastrar as demandas do seu calendário editorial. A principal dica para isso, é trabalhar com plataformas que você se adaptará facilmente, pode ser uma planilha do Excel ou Google. Ainda existem plataformas como o Trello, onde você poderá cadastrar as tarefas em um ambiente intuitivo e dinâmico.

Depois de escolher a ferramenta ideal, você precisa pensar em algo fundamental para o seu calendário: a frequência. Pense em quantos conteúdos publicará no mês. Em média, segundo pesquisa, mais do que 13 publicações podem gerar o dobro de visitas em seu blog ou site. Depois disso, determine em quais dias da semana vai publicar, horário e quando o texto precisa ficar pronto.

O que publicar?

Você sabe o volume de textos, mas tem em mente o que vai oferecer aos leitores do seu site ou blog? O tipo de conteúdo é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Pense e planeje conteúdos que sejam relevantes para o seu público, interessantes para sua empresa e que fortaleçam a sua estratégia.

Depois disso, analise quais os canais mais eficientes para atingir seu público, seja um blog, site, mídias sociais ou e-mail marketing. Cada empresa têm suas particularidades, encontre as suas.

O uso de um calendário editorial reduz o número de atrasos e aumenta a possibilidade de uma relação mais produtiva entre sua empresa e a agência responsável pela publicidade do seu negócio. Já pensou em usar um calendário editorial para a sua estratégia? Tem alguma dúvida sobre como isso pode ajudar sua empresa? Deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em ajudá-lo!