Uma das grandes preocupações na hora de elaborar a sua estratégia de marketing digital é a certeza de que a sua mensagem vai chegar até o seu público-alvo.

Caso contrário, não há interesse, leads ou conversões. É aí que entram em cena os canais de aquisição de tráfego.

Quer saber tudo sobre eles e como sua empresa deve usá-los para vender mais? Continue a leitura e descubra!

O que são canais de aquisição de tráfego?

De forma simples e objetiva, os canais de aquisição de tráfego são as formas que seu conteúdo e mensagens online chegam até o seu público-alvo. Ou seja, quais são os canais que trazem cliques para seu site e landing pages.

Uma pergunta bastante comum quando o assunto é a geração de leads é: “qual é a fonte que traz melhores resultados para minha empresa?”.

Saber essa resposta é ter a perfeita noção dos meios — e formatos — para a distribuição das suas mensagens de marketing.

A partir dela, também é possível saber quais são os canais de tráfego em que vale a pena investir para garantir e aumentar as vendas.

Quais os principais canais de aquisição de tráfego?

Tráfego orgânico

Potencializado pelo SEO, o tráfego orgânico é quando um cliente chega até o seu site através de um mecanismo de pesquisa, como o Google, Bing ou Yahoo!.

Tráfego direto

Quando um cliente digita o endereço do seu site direto no navegador.

Tráfego de referência

Ótima forma de ganhar autoridade e ranquear melhor (aparecer nos primeiros resultados do Google). É quando um cliente chega ao seu site através links em outros sites.

Social

 

 

Quando o cliente chega à sua página a partir de um link nas redes sociais.

E-mail

O bom e velho e-mail marketing. As pessoas chegam até a sua página a partir de uma mensagem recebida na caixa de entrada.

Mídia paga

Os anúncios são uma forma de dar destaque, seja nas redes sociais ou nos mecanismos de pesquisa.

É um dos canais de aquisição de tráfego mais populares e, quando bem utilizados, rendem bons resultados.

Qual a importância deles na sua estratégia?

Se você quer investir em estratégias digitais para se destacar da concorrência, sabe a importância de garantir que seu público chegue até a sua página ou loja virtual. Também entende que é a partir desses cliques que você interessa o consumidor no que você tem a oferecer.

A importância dos canais de aquisição de tráfego está nesse seu papel de ponte entre a empresa e o seu consumidor, facilitando o encontro de ambas para a concretização de um negócio.

Mas, para isso, você precisa saber onde seus consumidores navegam e marcar presença nesses espaços. Se você sabe que existem muitos clientes em potencial acessando diariamente o Facebook, faz todo sentido usá-lo no seu plano. Porém, se você sabe que eles quase não acessam essa rede social, para quê perder tempo e dinheiro num investimento incerto?

Como definir os seus canais de aquisição de tráfego?

É preciso prestar atenção em dois pontos principais: público e produto/serviço. Defina suas personas, as representações semifictícias do cliente ideal. Pesquise os hábitos, comportamentos, defina seus objetivos, motivações, preocupações e desafios. Saiba onde realizam suas pesquisas, o que os faz clicar em um anúncio.

A partir delas, fica mais fácil definir os canais.

Depois, descubra como sua estratégia e seu produto podem ser oferecidos. Assim será possível criar anúncios, chamadas e conteúdos que tornem o clique irresistível. Não esqueça de caprichar no visual!

Lembre-se: a melhor maneira de marcar a sua presença online é estar onde o seu público está e oferecer a eles o que eles desejam ou precisam (mesmo que ainda não saibam disso).

Os canais de aquisição de tráfego serão seus aliados nessa jornada rumo ao sucesso.

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