Em 2016, uma pesquisa realizada pela Rock Content mostrou que cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo. Diante desse cenário, é natural que surja na mente do empresário a seguinte dúvida: ainda dá tempo de investir numa estratégia de Marketing de Conteúdo?

Você pode se sentir inseguro, mas a resposta é sim! E não é à toa, os consumidores de hoje estão muito mais preocupados em descobrir o porquê de comprar da sua empresa, do que necessariamente comprar o seu produto. E, adivinha só, uma estratégia de Marketing de Conteúdo é capaz de resolver esse problema. Continue a leitura e descubra como.

O perfil do consumidor moderno

O consumidor moderno não está mais preso as informações unilaterais do marketing tradicional, que reinava no século passado. O acesso à informação tem proporcionado, aos novos clientes, possibilidade de pesquisa muito maior antes da decisão de compra.

Em seu livro “The Ultimate Sales Machine”, Chet Holmes apresenta uma pirâmide que explica, resumidamente, que se você pudesse colocar todos os seus “prospects” em um grande espaço e começasse a falar com todos eles, 90% não te daria ouvidos. Apenas 7% estaria aberto a te escutar e 3% estaria pronto para a compra.  

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Levando em consideração que 30% tem certeza que não está interessado no seu produto e 3% já está comprando, existe um público de 67% que precisa ser nutrido. Se você está começando a pensar na estratégia de Marketing de Conteúdo agora, você está no caminho certo.

Por que começar agora?

O Marketing de Conteúdo é um caminho sem volta. É simples imaginar o porquê disso, pense em um mundo onde você não é constantemente interrompido por anúncios enquanto faz alguma atividade.

Essa estratégia foge disso. Ao invés de interromper o usuário, ela propõe criar conteúdos relevantes para ensinar os consumidores sobre algum assunto relacionado ao seu produto ou serviço. Voltando à pirâmide de Chet Holmes, pensa comigo, não parece muito mais interessante ensinar os 67% do que bombardeá-los com anúncios?

Quais as vantagens da estratégia de Marketing de Conteúdo?

O ponto mais importante dessa estratégia, e sobre isso não dá para abrir mão, é que Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa vende, mas sobre o que seu cliente precisa. Dessa forma, sua ajuda será um grande diferencial no momento da compra.

Quando você se utiliza desse método, alguns dos benefícios obtidos com o tempo são:

  • você se torna referência e autoridade no assunto;
  • aumenta o tráfego orgânico (sem custo) do seu site ou blog;
  • cria uma relação de confiança com seu consumidor.

Então, não! Não é tarde para começar sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Mas é importante ressaltar que sua maior preocupação deve ser com seus consumidores. São suas dores, desafios e objetivos que vão pautar sua empresa com a munição para que, quando prontos, esses visitantes se tornem leads, oportunidades de venda e possíveis clientes.

E então, conseguiu entender que você ainda pode implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa? Assine nossa newsletter e receba mais informações sobre o assunto diretamente no seu e-mail.