Empresas que realizam profundas mudanças estratégicas, organizacionais e operacionais para serem proficientes em marketing digital se tornam mais ágeis, produtivas e aumentam o faturamento.

Desde o surgimento da internet, foram colocadas em marcha inúmeras tentativas de descobrir o “santo graal” gerador de vendas e de fidelização de clientes. Não surpreende que muitos tenham fracassado. Os consumidores passaram a incorporar tecnologias digitais no cotidiano, e isso alterou fundamentalmente a forma como tomam decisões de compra.

As empresas que compreenderam que não há “fórmulas mágicas de sucesso” estão deslocando estratégias de interatividade digital para o núcleo de suas campanhas de marketing, repensando suas prioridades de investimentos, e substancialmente reformulando seus processos e suas habilidades.

Abaixo, mostraremos algumas maneiras pelas quais o marketing digital pode agregar valor para sua empresa:

Impactando a comercialização

Já está bem estabelecido que os consumidores tendem a passar por uma jornada de vários estágios antes de se decidirem pela compra.

No entanto, a maioria das empresas ainda centra seus esforços de marketing em apenas duas fases: divulgação da marca para conquistar consumidores indecisos e realização de promoções para influenciá-los quando já se decidiram. Bem, as tecnologias digitais estão mudando tudo isso.

As pessoas que estavam acostumadas a aceitar recomendações de familiares e amigos, agora acompanham comentários online, comparam atributos e preços em websites e discutem opções via redes sociais.

De fato, tal fluxo de informações empodera os consumidores, mas também permite que os departamentos de marketing entrem neste diálogo constante e aprendam diferentes maneiras de agregar valor para suas empresas.

É uma característica marcante de nossos dias que os clientes desejem, cada vez mais, empresas que os ajudem a tomar decisões inteligentes. Ou seja, o consumidor contemporâneo não quer que lhe empurrem mercadorias: não gosta de receber ordens, sua expectativa é a de que a marca o encante!

Gerando experiências integradas por meio do marketing digital

Seja recebendo e-mail marketing ou buscando produtos online por meio de seus celulares, clientes interagem continuamente com as marcas durante todos os estágios de seu processo de compra.

E é justamente isso que faz necessário que sua empresa tenha uma estratégia de marketing digital bem construída e feita por profissionais qualificados a fim de gerenciar a marca com competência e criar empatia com o consumidor.

Estar presente na vida dos clientes representa um impacto cumulativo com capacidade de gerar mais tráfego online e aumentar as taxas de conversão de vendas. Tudo isso, é claro, como consequência do aprofundamento dos laços entre cliente e marca, inclusive depois que as vendas foram efetivadas.

Oferecendo conteúdos significativos para os clientes

Agregar valor para a empresa requer uma gama vasta e crescente de conteúdos. Para se beneficiar das novas oportunidades digitais, os negócios devem ser versáteis em suas comunicações, produzindo conteúdos estáticos (como descrições de produtos), blogs, jogos, vídeos etc.

Com o marketing digital, as empresas são capazes de distribuir conteúdos e aplicações diversas que fluem por sites e plataformas móveis de outras pessoas e organizações.

Tais conteúdos são cada vez mais demandados pelos próprios consumidores que, por exemplo, se inscrevem para receber alertas e se tornam “seguidores” no Facebook e em outras redes sociais — ou adaptados às suas preferências (determinadas pelo seu registro online de interesses).

Dessa forma, ao integrar as experiências dos clientes e proporcionar conteúdos relevantes e cheios de significados para suas vidas, as estratégias de marketing digital são indispensáveis para as metas de valorização da marca e da empresa.

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