O uso de Design Thinking para resolver – e mesmo antecipar problemas – já não é mais novidade no mundo corporativo. Mas, ao se popularizar, o termo criou uma outra dificuldade: como “ir além”, já que a metodologia agora é o modo de trabalho padrão das agências? Na Gruv, acreditamos que esse passo a mais é o método Double Diamond.

Trata-se de uma metodologia desenvolvida pelo Design Council, a maior organização do mundo dedicada ao design estratégico. Conheça mais sobre nosso método de trabalho e como ele pode ajudar sua empresa a se destacar.

Afinal, o que é o Double Diamond?

O Double Diamond é um método do Design Thinking. Ele fornece um mapa de como uma equipe pode atuar na resolução de problemas ou na criação de produtos, serviços e processos.

O método é chamado de Double Diamond por se assemelhar ao formato de dois diamantes. Esse processo é dividido em quatro etapas: descoberta, definição, desenvolvimento e entrega.

Mas por que a escolha de um diamante para representar essa nova metodologia? É que o formato do diamante, visto do alto, lembra o desenvolvimento de um processo criativo.

No início do brainstorm a equipe pensa em várias ideias diferentes para resolver um único problema. São as ideias “divergentes”. A partir daí, as ideias menos interessantes são descartadas e as melhores aprimoradas. Dessa forma podemos afunilar o processo até chegar à ideia vencedora, a “Big Idea”.

Todo esse processo de seleção da melhor ideia pode ser representado pelo formato de um diamante. Só que esse processo não acontece de forma tão simplória.

O processo criativo não se encerra na seleção da melhor ideia. Após a escolha da proposta vencedora, é preciso testar as soluções propostas e refiná-las inúmeras vezes. Esse ciclo virtuoso é que vai desenvolver a ideia final, impactar positivamente empresas e pessoas.

Conheça agora as quatro fases do Double Diamond:

Descobrir

Nessa etapa os designers tentam entender as condições atuais do objeto que será impactado pela nova ideia.

Pesquisa e observação são a base dessa etapa. Dessa forma a equipe identifica o comportamento dos consumidores e futuras oportunidades. Essa etapa é divergente, uma vez que várias ideias surgirão, muitas vezes indo em sentidos opostos.

Definir

Nessa etapa as ideias começam a convergir, e os designers percebem quais informações e insights da fase anterior devem ser priorizados. A partir daí é desenvolvido o primeiro esboço da ideia, com estudos de viabilidade e impacto.

Desenvolver

Aqui é quando as soluções se tornam protótipos, e quando são testadas e refinadas.

Entregar

É quando o produto ou serviço é finalizado e, finalmente, lançado no mercado.

Como aplicamos no dia-a-dia?

O método de trabalho Double Diamond é o modo de operação padrão da Gruv. Utilizamos a metodologia em nossos processos, estimulando a equipe a trabalhar com o conceito de divergir e convergir.  Dessa forma conseguimos buscar soluções criativas para os clientes.

Acreditamos que um dos erros mais comuns, ao desenvolver ideias e soluções, é ignorar a primeira etapa do método Double Diamond.

Ou seja, muitas empresas terminam ignorando as fases de descoberta e definição. Normalmente, desenvolvendo soluções que não resolvem os problemas da companhia. Isso implica em desperdício de horas de trabalho e valiosos recursos.

Caso de sucesso

Quando aplicada corretamente, o método Double Diamond pode trazer grandes resultados. Um exemplo foi um trabalho que realizamos para a Skol, voltado para o carnaval de Cuiabá.

Na etapa de descobrimento e definição, foi possível perceber alguns pontos-chaves sobre como as pessoas se identificavam com a cidade. Observe:“A cidade é muito quente e com um povo muito acolhedor”

  • “O cuiabano é muito festeiro”
  • “A cidade tem um “jeitão” de cidade pequena”
  • “Falta de valorização da própria cultura”

O passo seguinte foi o de selecionar os insights de maior relevância para o evento e definir um conceito: “Cuiabá ainda não tem um carnaval para chamar de seu”. A partir dessa premissa, desenvolvemos uma solução.

Criamos o “Circuito Skol Orla do Porto”, um “ carnaval” com 13 atrações locais e uma nacional. Foi um sucesso! Cerca de 120 mil pessoas participaram do evento, durante os quatro dias de festa.

Desse público, metade esteve presente durante o show do Olodum, a atração nacional da festa. O evento de 2017 foi tão bem-sucedido que a Gruv e a Skol renovaram a parceria para o carnaval de 2018.

Como se pode ver, diferenciar uma marca ou empresa é uma tarefa árdua. Mas com o apoio de uma agência que entenda os problemas do cliente e aplique metodologias voltadas para a solução, não existem limites.

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