Você já deve ter percebido que a promoção de produtos e serviços por meio dos influenciadores digitais tem se tornado cada vez mais rotineira na web. Solução alternativa para os meios convencionais, essa estratégia pode trazer excelentes resultados para as marcas. E é nesse cenário que os micro influenciadores surgem como mais uma aposta do segmento.

Ainda não sabe do que estamos falando? Descubra de uma vez por todas o que são os micro influenciadores e como usá-los em sua estratégia de marketing digital.

O que são micro influenciadores?

Principal tendência do mercado, os micro influenciadores digitais são usuários ativos nas redes sociais que têm, em média, entre 5 e 100 mil seguidores em seus perfis. Por essa razão, essas pessoas tem o potencial de realizar parcerias com as marcas com o objetivo de desenvolver campanhas de marketing ainda mais eficientes e bem-sucedidas no meio digital.

Apesar de, na maioria das vezes, contar com um número de seguidores relativamente menor do que as grandes celebridades da web, os micro influenciadores apresentam bastante relevância e prestígio entre o seu público-alvo, gerando um engajamento proporcionalmente maior do que os usuários mais seguidos das redes.

Segundo pesquisa da Squid, que buscou traçar o perfil desses usuários, aproximadamente 75% dos micro influenciadores são do gênero feminino, 70% moram na Região Sudeste e, em média, 50% deles têm idade entre 26 a 35 anos.

Qual é a diferença entre o influenciador e o micro influenciador?

Enquanto os influenciadores surgem como verdadeiras estrelas da internet, os micro influenciadores atuam de forma mais coadjuvante, atingindo um público menor. Apesar disso, ambos apresentam um enorme potencial dentro do perfil que pretendem atingir.

Os influenciadores mais conhecidos podem ser facilmente encontrados em comerciais de TV e revista, sempre relacionados às grandes marcas. Na contramão de toda essa glamorização, o micro influenciador fala com um nicho mais específico e, geralmente, representa marcas que atuam em uma área mais segmentada.

Quais são as vantagens de escolher micro influenciadores?

Uma estratégia bem pensada, utilizando o micro influenciador mais adequado para o perfil da sua empresa, apresenta um grande potencial para as suas ações de marketing digital. Por essa razão, eles têm sido escolhas cada vez mais recorrentes entre as marcas que buscam resultados realmente efetivos.

Dentre as principais vantagens geradas por essa escolha, destacamos 5 motivos para você usar um micro influenciador, em vez de um influenciador em suas campanhas. Confira abaixo:

  1. Micro influenciadores exigem um menor investimento quando comparados com os influenciadores;
  2. Eles apresentam um enorme potencial de atingir um público mais segmentado;
  3. Geram um engajamento maior e mais significativo com os potenciais clientes da sua marca;
  4. Estimulam a interação e comunicação entre o consumidor e a marca;
  5. Transmitem a mensagem da sua marca de uma forma mais direta, pessoal e eficiente.

Legal, não é? Como você pode perceber, os micro influenciadores podem ser uma excelente aposta para sua estratégia de marketing. Quer saber mais sobre o assunto? Descubra como utilizar os influenciadores digitais em favor da sua marca.