O Facebook Canvas é a nova plataforma de propagandas para dispositivos móveis disponibilizada pelo Facebook para que as empresas possam explorar esse mercado que está em ampla ascensão.

De forma resumida, o Facebook Canvas permite a combinação de imagens, vídeos, textos e botões de call-to-action em uma experiência de propaganda em dispositivo móvel totalmente imersiva.

Se você ainda não deparou com um anúncio em Canvas no seu próprio feed no Facebook, veja alguns exemplos. Uma boa forma de pensar no Facebook Canvas é imaginá-lo como uma landing page, mas uma que seja intensa graficamente, que não dependa muito de textos.

Neste post vamos dar algumas dicas de uso do Facebook Canvas para você poder aproveitar essa solução e melhorar os resultados na sua empresa. Confira!

Seja criativo e explore as possibilidades

O Facebook Canvas permite a adição de muitos componentes, incluindo:

  • header;
  • botões clicáveis;
  • textos;
  • vídeos;
  • imagens.

Você pode adicionar esses componentes em diferentes combinações. Contudo, apesar dessa infinidade de possibilidades, um dos grandes erros das empresas é deixar todos os anúncios no mesmo formato, com os componentes iguais, mudando somente a imagem ou o texto.

A dinâmica do Canvas é que torna essa solução tão valiosa. Mude os componentes para deixar o anúncio mais atrativo e os usuários interessados em ver mais e interagir.

Escolha a primeira página de forma inteligente

Os usuários não veem o Canvas todo de uma vez, ele mostra primeiramente apenas um slide do anúncio. Por esse motivo, a primeira página é essencial para o sucesso da campanha. Ela vai determinar se o usuário continuará a interagir ou se vai pular para o próximo conteúdo.

Como em outras soluções de marketing digital, faça testes A/B e veja o que recebe as melhores respostas da audiência, incluindo os que geram mais cliques para o seu site.

Priorize o conteúdo visual

O apelo visual é muito grande. Utilizar uma combinação de imagens de alta qualidade com textos curtos e certeiros leva rapidamente para o usuário a mensagem que você deseja passar. Pelo fato de o Facebook Canvas ter ênfase em narrativas visuais, as suas imagens devem ganhar prioridade e o texto deve ser curto, claro e conciso, sem deixar de ser criativo.

Os vídeos também possuem grande efetividade e não devem ser ignorados. Eles rodam em autoplay no feed do usuário e podem transmitir grande quantidade de informações em pouco tempo.

Lembre sempre do CTA

Você tem a opção de adicionar botões clicáveis ao Canvas. Esses botões são totalmente customizáveis com opções de modificação de cor, texto, link, posicionamento, entre outros.

O Canvas deve ter um objetivo, levar o usuário a tomar alguma ação. Por isso, o posicionamento do CTA é muito importante e essencial para que você tenha sucesso ao utilizar essa solução. Assim como na primeira página, você pode realizar testes A/B com diferentes CTAs e ver qual funciona melhor.

Como vimos, o Facebook Canvas é interessante e dinâmico. A sua natureza interativa funciona bem com a maior parte dos usuários. Apesar de levar mais tempo e esforço para ser criado, o impacto é maior do que as propagandas tradicionais.

Se você ficou interessado ou está considerando utilizar o Facebook Canvas, entre em contato conosco que podemos auxiliar na obtenção de bons resultados com essa estratégia!