Posicionamento de marca pode ser definido como a forma como um determinado negócio se coloca perante o mercado, seus concorrentes, e principalmente, seus consumidores. Mais do que nunca, os cliente são confrontados com uma infinidade de marcas para escolher.

Uma vez que a maioria dos seus concorrentes provavelmente oferecem produtos e serviços similares, para se destacar verdadeiramente, você deve entregar consistentemente uma experiência positiva e memorável toda vez em que seus clientes pensam ou interagem com sua marca. E um bom design desempenha papel crítico nessa construção.

Quer saber como é importante entender o design, sua relação com a marca e o que ele pode fazer para o seu negócio? Vem com a gente!

Quais são os benefícios do design no estabelecimento de uma marca?

Embora a marca e a sua construção sejam atividades complexas e estratégicas, há quase sempre um componente vital de design criativo — por exemplo, o símbolo da Nike, que é um logotipo simples, mas eficaz. Ele transmite energia e movimento e é apropriado para uma empresa que fabrica roupas esportivas de alto desempenho.

Muitas disciplinas do design são usadas no desenvolvimento de uma marca de sucesso, incluindo:

  • Design gráfico: para criar uma imagem visual para a sua empresa;
  • Web design: para ajudá-lo a comercializar e vender seus produtos online;
  • Design de Ponto de Venda (PDV): para projetar a experiência do ambiente de varejo no qual você comercializa seus produtos;
  • Design de Interiores: para criar um espaço que expressa sua marca e dá aos visitantes uma ideia clara do que sua empresa representa.

Como construir uma identidade corporativa?

A identidade da sua empresa é composta pelos elementos visíveis do seu negócio, incluindo:

  • Logotipo;
  • Marcas;
  • Quaisquer cores específicas que você usa em seu logotipo, branding, instalações etc.;
  • Propaganda;
  • Embalagem;
  • Site;
  • Espaço físico.

Como posicionar uma marca?

Criar uma nova marca

As pequenas empresas, muitas vezes, precisam começar a desenvolver a sua marca a partir do zero, incluindo a concepção de um logotipo.

Reavaliar sua marca

Você não necessariamente tem que começar desde o início. Ao reavaliar sua marca, você deve decidir se vai para pequenas mudanças ou uma grande revisão.

Revigorar sua marca

Geralmente, revigorar sua marca é melhor se você já está em uma posição forte com uma sólida base de clientes. Deve ser um investimento contínuo em vez de um extra caro.

Investir em rebranding

Pode ser melhor se sua base de clientes está em declínio, se o mercado mudou substancialmente ou se você não tem um diferencial sobre seus concorrentes. Uma boa ideia é analisar o estado atual de sua empresa e explorar as possibilidades de desenvolvê-la.

Priorizar as marcas da marca

A aplicação de uma identidade de marca única a outros produtos ou serviços é chamada extensão da marca. No entanto, às vezes, pode ser mais eficaz desenvolver uma completamente nova e distinta para atender novos mercados.

Como projetar uma marca de sucesso?

Consistência da marca

Consistência é uma parte importante da marca e da sua gestão adequada. Você deve construir os mesmos atributos e as mesmas características em todas as áreas de operações da sua empresa.

Ao criar sua marca, é importante considerar como ela pode ser aplicada consistentemente em diferentes mídias, desde online e impressão, até outdoors e embalagens.

Diretrizes

Depois de trabalhar por meio de um projeto de branding, seu designer deve deixá-lo com as diretrizes da marca para garantir a consistência. Ele vai detalhar como os diferentes elementos de design devem ser aplicados em diferentes situações, contextos e escalas.

A consistência na aplicação de atributos de marca pode ajudar uma empresa a se mudar para um novo setor de mercado sem alterar sua identidade de marca principal. Empresas que procuram lançar uma nova marca, atualizar sua identidade ou reformular um produto ou serviço existente podem e devem utilizar o design ao realizar um projeto de posicionamento de marca.

Descrevemos aqui neste post algumas maneiras de ajudá-lo a criar e garantir a consistência da sua marca, percebendo seu próprio valor. O artigo foi relevante para você? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse.