Não dá para falar o que é Link Building em um site sem falar de SEO. O Search Engine Optimization é uma série de ações feitas em um site para melhorar o seu ranqueamento, principalmente no Google, a maior plataforma de buscas da internet. 

O Google utiliza vários critérios orgânicos e pagos para mostrar os resultados no momento em que alguém realiza uma busca. São 200 fatores de classificação e o Link Building é um dos principais. Saiba mais sobre ele a seguir!

O que é Link Building? 

A internet é um hipertexto. Ela está organizada de tal maneira que as informações em texto, vídeo e imagens permitem que o usuário tenha a liberdade de escolher vários caminhos sem estar preso a uma ordem linear.

O Link Building é uma prática de linkagem que ajuda a conquistar mais links de domínios relevantes, indicando para o site desejado. Além de verificar o número de indicações, o algoritmo também confere a qualidade e quantidade de links.

Não adianta pagar para outros sites indicarem o seu domínio se esse site não tiver afinidade com o seu seguimento. O Google consegue verificar o conteúdo linkado. Portanto, ele saberá quando é feita uma indicação para um site de moda em uma página de gastronomia, por exemplo. 

Os mecanismos de busca levam dois pontos em consideração: a página para onde o link aponta (página de destino) e a palavra que contém o link (texto âncora). 

Como criar autoridade através do Link Building? 

Existem duas formas de trabalhar com os links, cada uma tem uma finalidade específica.

Links internos

Links internos são ligações entre páginas do mesmo site ou domínio. Ela pode ser usada em post blog ou call-to-action em final de páginas. Essa forma de linkagem não tem tanta força quanto a externa, mas ela aumenta o tempo de navegação do usuário dentro da página e indiretamente mostra aos ranqueadores que essa página é relevante.

Por exemplo, se o usuário faz uma busca no Google, entra em determinada página, fica 30 segundos e sai, o ranqueador entende que a busca não está alinhada com o resultado. Se o usuário pesquisa, entra e fica 5 minutos lendo textos e visitando páginas diversas, o Google entende que o site está alinhado com a busca e que ele pode ser mostrado mais vezes, ganhando autoridade naquele assunto.

Links Externos

Os links externos são os mais relevantes e apontam para fora do site. Porém, como já citado, não basta ter qualquer site indicando para o seu domínio. O que realmente tem mais efetividade é uma página de autoridade indicando para o seu site. Por exemplo, o G1 é o maior site de notícias do Brasil. Ter o seu site sendo indicado por ele é algo positivo. 

Outra forma de conquistar boas indicações de links são os guest posts. Se você é expert em algum assunto, pode publicar um artigo como convidado e redirecionar links no texto para o seu site ou domínio.  

Termos para ficar ligado

Domain Authority

Métrica que determina a qualidade geral de um website. Imagens, URL, links, número de visitantes e conteúdo são fatores usados para qualificar um site. 

Page Authority

A autoridade das páginas dentro de um site ajuda na construção do Domain Authority. Quanto mais confiável uma página, mais indicações ela recebe e melhor é o ranqueamento geral do site. 

Texto Âncora

É o texto ou palavra que aparece em um link. Esse termo é visualizado ao longo do texto de cor diferente e sublinhado para que o usuário identifique que ali pode conseguir maiores informações sobre o assunto tratado. O texto âncora é importante para o Link Building, pois é ele que os buscadores considerarão como fator de relevância na página. 

Agora que você já sabe o que é Link Building que tal aprender mais sobre canais de aquisição para o seu site?