O Marketing Digital está cada vez mais ganhando destaque  por sua flexibilidade e o baixo custo em relação às mídias tradicionais, tornando-se assim uma importante ferramenta de posicionamento no mercado e um grande aliado na interação com seus clientes.

Se você está pesquisando sobre métodos e ferramentas para anunciar seus produtos ou serviços na internet, é muito provável que já tenha visto algo sobre a Rede de Display do Google Adwords.

Mas afinal, o que é a Rede de Display, por que anunciar, como os anúncios são exibidos em meio a tantas pesquisas e quais as vantagens? É isso que vamos ver a seguir!

O que é o Google Adwords?

O Google Adwords é um sistema que pertence ao Google, no qual tem a função de inserir anúncios em sites pertencentes à Rede de Display, estes anúncios são exibidos graças à rede de parceiros que cedem um “espaço publicitário” por meio do Google Adsense.

O Google Adwords é formado por duas grandes redes, a Rede de Pesquisa e a Rede de Display, com o objetivo de direcionar pessoas para seu website.

A plataforma aproveita as pesquisas realizadas diariamente para exibir os anúncios da sua empresa nos resultados de pesquisas e em sites parceiros ao Google, segmentados para potenciais clientes e ajudando a aumentar a visibilidade do negócio.

Por que anunciar na rede de Display?

A Rede de Display é o conjunto de websites, blogs e páginas, como o YouTube, Blogger, Uol, etc. Os anúncios também podem ser exibidos para os usuários de dispositivos móveis.

São anúncios com recurso visuais que chama a atenção de quem está navegando em websites relevantes aos interesses do anunciante, sendo necessário fazer uma boa segmentação e uma seleção correta de palavras-chave.

O grande atrativo da rede de display é a ampla diversidade de formatos que podem ser exibidos nos anúncios, como vídeo, rich media, gráficos, textos, etc.

Como os anúncios são exibidos?

Os anúncios são exibidos de acordo com as configurações pré-estabelecidas pelo anunciante na conta do Google Adwords, para que os anúncios sejam exibidos na rede de display é necessário:

  • Uma boa relação de palavras-chave relevantes;
  • Segmentação refinada, com o perfil de cliente que o anunciante busca impactar;
  • Um lance de CPC (custo por clique) competitivo;
  • Relevância do conteúdo.

A lista de palavras-chave é a base de qualquer campanha no Google Adwords, representa a lista de palavras ou frases que o cliente pesquisaria para chegar até seu website e possivelmente realizar alguma ação relevante para o anunciante, seja o preenchimento de um formulário ou uma conversão.

A segmentação é um dos pontos mais importantes na hora de anunciar, pois será o momento de definir o público alvo da campanha, para refinar ainda mais a segmentação é aconselhável utilizar combinações de segmentações. A segmentação poderá ser por:

  • Palavras-chave;
  • Canais;
  • Tópicos;
  • Interesse;
  • Remarketing.

O Lance de CPC é o valor máximo que o anunciante está disposto a pagar por cada anúncio, o Google nunca cobrará um valor mais alto do que o definido no orçamento diário.

A relevância do conteúdo é determinante para a classificação no momento do leilão, um lance de CPC alto não necessariamente garante uma boa classificação, pois é definido no cálculo entre o lance e o índice de qualidade, resultando no AdRank.

É realmente vantajoso?

Diante de tudo que vimos anteriormente, uma campanha bem estruturada podem obter ótimos retornos para o anunciante, seja com convenções ou apenas geração de leads. As vantagens são inúmeras, por exemplo:

  • Gerar reconhecimento de marca;
  • Aumento das vendas;
  • Permite a análise de resultados;
  • Aumenta a competitividade.

A Rede de Display do Google Adwords é apenas mais uma ferramenta para alcançar o sucesso do seu negócio, não é aconselhável utilizá-lo como único canal de publicidade, mas como uma ferramenta de aquisição de tráfego aliada a uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada para médio e longo prazo.

Este foi apenas o início do aprendizado, existem vários links e materiais que podem ajudar a aprofundar em conceitos teóricos e técnicos quanto à melhor utilização da plataforma.

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