As interações online mudaram profundamente a maneira de se produzir campanhas publicitárias. Atualmente, diversas ferramentas para produção e análise de informações estão disponíveis. Uma das mais atuais é o Facebook Audience Insights.

Se seu trabalho se relaciona com marketing, você precisa conhecer essa ferramenta agora mesmo! Explicaremos neste post o que ela é, como funciona e como você pode aproveitá-la para potencializar o alcance dos anúncios e resultados da sua empresa.

Então, não perca tempo! Fique ligado e aproveite as informações para ajudar a atualizar sua empresa!

O que é o Facebook Audience Insights?

O Facebook Audience Insights é uma plataforma que, por meio da combinação de dados agregados, auxilia a descobrir e analisar informações diversas sobre o público na rede.

Usando-o de maneira devida, ele favorece o recolhimento de informações do seu público-alvo, como localização, idade, sexo, status de relacionamento, principais interesses, comportamento de consumo, entre outras.

Sua utilidade reside no cruzamento dessas informações, que podem trazer ideias diferenciadas de novas estratégias para divulgar sua marca, atrair clientes, aumentar vendas, captar leads, gerar conversões etc.

Como ele funciona?

A ferramenta consiste em um imenso banco de dados sobre os usuários do Facebook que, por meio da combinação de filtros e opções de segmentação, mescla os dados e gera informações valiosas.

Eles vêm de duas fontes principais. A primeira, dos próprios usuários, fornecidos nos perfis da rede, como nome, idade, relacionamento, localização, curtidas etc. A segunda, de empresas parceiras do Facebook.

Esses dados são cruzados para aumentar a base com informações complementares. Por exemplo, renda familiar, jornada de compra, patrimônio, assim por diante.

A partir disso, é possível descobrir as informações que mais interessam e que podem falar sobre como influenciar a decisão do consumidor.

Você vai conseguir essas informações usando os filtros disponíveis na coluna esquerda da ferramenta. Eles farão o trabalho de refinar os dados de acordo com suas escolhas para, então, mostrar informações específicas sobre aquele público selecionado.

Por exemplo: usando os filtros é possível ver as principais ocupações profissionais de homens brasileiros, de 18 a 25 anos, que buscam conteúdo relacionado à automobilismo. As informações obtidas podem ser muito relevantes para concessionárias ou empresas que ofereçam serviços ligados à automóveis.

Portanto, com dados refinados, é possível descobrir novos fatores com maior influência sobre o comportamento de clientes, e, desse modo, redesenhar suas estratégias de acordo com os objetivos da empresa.

Como ele pode ajudar?

Qualquer um que tenha experiência com marketing digital (e conheça o passo a passo que envolve esse trabalho) sabe que uma das partes mais cruciais para o sucesso é conseguir chegar a uma segmentação pertinente, que atinja o público certo na hora mais apropriada.

Não há nada mais inconveniente que ofertas inúteis em horas inadequadas. Por isso, sem uma segmentação bem calculada, seu anúncio será só mais uma propaganda sem relevância entre tantas outras.

Uma grande ajuda do Audience Insights reside no auxílio na definição de personas, que consistem em perfis mais detalhados do que os traçados para público-alvo. Com a persona, é possível criar campanhas mais personalizadas e com maior probabilidade de conversão.

Isso será fundamental na definição da escolha do público para cada oferta e para analisar os resultados de maneira mais fracionada, detectando erros que antes provavelmente não seriam notados.

Outra vantagem é a chance de fazer testes e acompanhar os resultados cotidianamente e, dessa forma, fazer correções, mudar de abordagem ou até parar uma campanha que não está dando certo sem gerar grandes prejuízos para a empresa.

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