Conforme o comportamento do público muda, redes sociais como Facebook e Instagram se adaptam para permanecerem relevantes. Uma das últimas mudanças nesse sentido foi a introdução do recurso live, que permite a transmissão de vídeo ao vivo a partir dos perfis.

O que poderia ser apenas uma funcionalidade voltada ao lado pessoal acabou se tornando uma tendência valiosa para as empresas experimentarem. As marcas têm muito a ganhar ao explorar lives em suas páginas, desde que produzam um conteúdo que gere identificação na audiência.

Para as empresas, o live é uma oportunidade valiosa de chamar a atenção das pessoas e trazê-las para dentro do seu universo. Uma transmissão ao vivo com o assunto adequado pode maximizar a exposição de uma marca e seus produtos com esforços relativamente baixos.

Quais são as vantagens de usar o live no Facebook e no Instagram?

Alta visibilidade

O Facebook e Instagram avisam os usuários quando uma transmissão ao vivo começa. Isso é extremamente valioso para qualquer marca, já que promete uma visibilidade muito maior do que posts convencionais. Quem estiver online será impactado por aquela mensagem.

Olhar exclusivo

As pessoas gostam da sensação de conferir algo exclusivo e um live passa exatamente este sentimento. Uma transmissão como essa imprime um senso de urgência, fazendo com que seu público entenda que aquilo é algo extraordinário que merece seu engajamento naquela hora.

Conteúdo reaproveitável

É sempre bom ser sustentável, não é? Brincadeiras à parte, é bastante positivo que o conteúdo da sua live possa ser reutilizado depois. Aquele vídeo fica gravado e pode ser editado em partes menores posteriormente ou disponibilizado na íntegra para quem perdeu e queira conferi-lo.

Como acertar na produção de live no Facebook e no Instagram?


Estimule a interação

Durante o seu live no Facebook e Instagram, você pode aumentar consideravelmente a satisfação de quem assiste ao se dirigir diretamente a essas pessoas. Responda comentários ao vivo e incentive o envio de perguntas para que o seu engajamento suba.

Mostre conteúdo exclusivo

Lembra que na seção anterior falamos da importância de gerar um senso de exclusividade no seu live no Facebook e Instagram? A melhor maneira de fazer isso é mostrar um olhar para dentro da sua empresa, fazendo com que seu público se sinta privilegiado. Registre o dia a dia da sua produção, a criação de produtos ou depoimentos da equipe.

Cubra eventos

Um live também serve como uma forte ferramenta de divulgação para eventos especiais. Isso permite gerar um buzz em torno daquele acontecimento, maximizando a exposição dele além do normal. Além de divulgar seus eventos nas redes sociais, considere adicionar um live nesse planejamento.

Agora que você já conhece os principais benefícios de incluir transmissões ao vivo no Facebook e Instagram, está na hora de começar. Planeje as suas ações considerando as nossas dicas de melhores práticas para obter sucesso com esse recurso. Faça experimentos e observe os resultados obtidos para encontrar as áreas que precisam de melhorias.

E aí? Como você pretende usar o recurso live no Facebook e Instagram do seu negócio? Conta pra gente nos comentários.