Analisar as métricas do Google Analytics corretas é essencial para obter sucesso na internet. Quando foi a última vez que você conseguiu traçar um plano a partir desses números?

O Google Analytics é uma das ferramentas mais poderosas para acompanhar os resultados do seu site. Nenhuma campanha consegue se desenvolver bem sem que exista um acompanhamento regular dos seus números, já que somente assim é possível ter certeza de que tudo está caminhando bem.

No entanto, a quantidade de métricas do Google Analytics pode intimidar quem não possui muito tempo para se aprofundar nesse assunto. Para ajudar você, selecionamos a seguir aquelas que são consideradas as principais, capazes de pintar um retrato fiel a respeito da situação da sua marca na internet.

Veja 3 métricas do Google Analytics que você deve acompanhar para obter sucesso com suas campanhas:

1. Bounce rate

Não importa qual seja o objetivo do seu site, você certamente quer que o seu público permaneça navegando pelas suas páginas e sempre retorne. Portanto, uma das métricas do Google Analytics que você precisa observar é o bounce rate, que é a quantidade de novos visitantes que acessa o seu site e rapidamente sai.

Um número alto significa diversas possibilidades como conteúdo irrelevante para aquele público ou algum problema que impeça a navegação adequada. Por exemplo, se você quer vender mais, analise o processo de compra em busca de situações que afastem seus clientes.

2. Custo por conversão

Quem quer atingir seus objetivos com a ajuda de um site, sabe que uma das métricas do Google Analytics mais importantes se refere às conversões obtidas. No entanto, vale mais a pena observar o custo por conversão. Ele considera o quanto é gasto para que uma venda seja conquistada.

Você pode ter valores bastante altos nas compras realizadas pelo seu público, mas se a sua empresa está gastando muito para obtê-las, o cenário se torna ineficiente. Por conta disso, o seu custo por conversão deve ser sempre o mais baixo possível. Se isso acontecer, pare e analise todos os seus esforços para encontrar os gargalos.

3. Tempo de permanência

Para maximizar o seu potencial de sucesso, uma das métricas do Google Analytics que você precisa observar é o tempo de permanência dos usuários. Para que seja gerado o máximo de oportunidades de negócios possível, você deve manter seu público acessando suas páginas.

Para que esse indicador aumente, é necessário implementar um planejamento focado em impactar seu público continuamente com conteúdo interligado. Acerte nos call-to-action, faça links internos e mantenha um mapa mental do caminho ideal por onde seu possível comprador deve passar até fechar negócio.

Quais outras?

Existem diversas métricas do Google Analytics que podem representar exatamente o que o seu negócio precisa observar, só que tudo depende de quais são os seus objetivos. Ao seguir essas sugestões acima, você conta com diagnósticos bastante eficientes que mostram o quão bem aceito é seu conteúdo e a saúde do seu fluxo de vendas.

Para permanecer relevante junto ao seu público e seu mercado, você deve acompanhar os seus resultados regularmente. Observe seus números em tempo real para se certificar de que suas estratégias estão progredindo no caminho certo. Caso precise realizar mudanças, você conta com todas as informações necessárias.

Qual dessas métricas você considera mais importante para as suas demandas? Comente no post com a sua opinião!