Muitos empresários que estão há pouco tempo no ramo, ou não investem em marketing digital, não têm ideia de como começar suas campanhas. Alguns desses, abrem um perfil empresarial no Facebook e se dão por satisfeitos. No entanto, há outras maneiras igualmente simples e eficazes. Cadastrar-se no Google Meu Negócio é uma delas.

Sabe aquela caixa com diversas informações, inclusive a localização no mapa, sobre a empresa que aparece quando fazemos uma busca? Ela é criada por meio do Google Meu Negócios.

Ao cadastrar-se na plataforma, você poderá divulgar sua empresa no Google sem precisar pagar qualquer valor — é totalmente gratuita.

Quer aprender como se cadastrar, suas vantagens e as práticas que devem ser seguidas? Continue lendo o artigo e confira!

Como se cadastrar no Google Meu Negócio?

Para começar a anunciar é preciso entrar na plataforma do Google Meu Negócio > clicar em “comece agora” > inserir as informações sobre a sua empresa > confirmar. Após a confirmação, o Google enviará um SMS com um código de verificação. Basta digitá-lo no campo solicitado e aguardar.

Como medida de segurança, o Google enviará uma carta ao endereço informado com um segundo código de verificação. Somente após a confirmação desse código, você poderá editar o seu perfil.

Por que utilizar?


O Google é o site mais acessado no mundo inteiro, portanto, se você quer visibilidade, deve estar lá.

Esse recurso é especialmente vantajoso para os comércios locais, pois os resultados são exibidos de acordo com a localização de quem está pesquisando. Ou seja, se você tem um mercado no bairro, quando alguém digitar “mercado” no mecanismo de busca, aparecerão as opções e a distância de cada uma delas.

Porém, nem sempre o usuário escolherá o estabelecimento pela distância. Há outros fatores que são levados em consideração, como os comentários e avaliações de outras pessoas. Além de ajudar os usuários a tomarem a melhor decisão, esse artifício pode ser usado como uma publicidade espontânea para o seu negócio.

Caso a sua empresa não tenha um site, o Google Meu Negócio permite que você personalize seu perfil com imagens, descrição e informações importantes. Entretanto, é bastante simples. Não oferece as mesmas possibilidades de um website profissional.

Quais práticas devem ser adotadas?

Insira fotos do estabelecimento

Se você quer chamar a atenção da pessoa que está pesquisando, o primeiro passo é inserir fotos do estabelecimento. Você deve selecioná-las criteriosamente para despertar sua curiosidade.

Imagine que você está pesquisando por padarias e se depara com duas opções:

  • a primeira tem apenas a foto da fachada, tirada pelo street view;

  • a segunda tem foto de bolos de chocolate, pães franceses, salgados, etc.

Qual você escolherá? Provavelmente, a segunda opção.

Faça uma descrição atraente

Assim como as fotos são essenciais para chamar a atenção dos possíveis clientes, a descrição deve ser atraente para aumentar as suas chances de sucesso. Para isso, ela deve ser curta e enaltecer os diferenciais do estabelecimento.

Uma dica é incluir um call-to-action ao final da descrição. Por exemplo: faça-nos uma visita e experimente o melhor hambúrguer da região!

Atualize constantemente

Possivelmente, sua empresa passará por algumas modificações ao longo do tempo. Pode ser o horário de funcionamento, novos produtos e reforma na estrutura. Sendo assim, é fundamental atualizar seu perfil e incluir essas mudanças.

Se o cliente chegar ao estabelecimento e se deparar com uma informação diferente daquilo que viu, vai se sentir enganado.

Mensure os resultados

Por fim, colete todas as informações que a plataforma oferece, como:

  • quantas pessoas clicaram no anúncio;

  • quantas ligaram (diretamente do seu perfil);

  • quais os trajetos que elas fizeram para chegar até lá (por meio do Google Maps);

  • quais fotos foram mais visualizadas.

Dessa forma, é possível conhecer mais seus clientes e definir a sua estratégia com base nesses dados.

Como você pôde perceber, o Google Meu Negócio traz diversos benefícios para as empresas de diferentes segmentos. Contudo, você não deve abandonar as outras opções para o seu plano de marketing digital. Utilizando-as em conjunto, seus resultados serão potencializados.

Quer ampliar seus conhecimentos em marketing digital? Leia nosso artigo sobre a jornada de compra do consumidor.