O Inbound e Outbound Marketing são importantes ferramentas de marketing para a captação de clientes e realização de vendas. Mas, embora muitos gestores realizem suas ações de forma separada, essas estratégias têm um enorme potencial quando trabalhadas juntas.

Quer entender a real importância dessas ferramentas para o seu negócio? Descubra como integrar as estratégias de Inbound e Outbound Marketing em uma ação ainda mais eficiente.

Inbound e Outbound: qual é a diferença?

Traduzindo o conceito de forma literal, o Inbound é um tipo de marketing de atração. Isso quer dizer que todas as suas atividades são destinadas a atrair a atenção dos clientes e prospects por meio de um conteúdo que você produziu. A partir disso, os leads são nutridos a fim de que fechem negócio com a sua empresa.

Inbound é uma estratégia relativamente mais econômica do que as demais e deve estar sempre focada no cliente, que está em busca de respostas. Algumas de suas ações envolvem as mídias sociais, SEO e blogs.

Diferentemente do Inbound, o Outbound não busca atrair leads, mas realiza um contato direto com aqueles que podem ser seus potenciais clientes. Seja por meio de eventos, anúncios de rádio e TV ou e-mail marketing, nessa estratégia é a empresa que busca estabelecer o primeiro contato entre marca e consumidor.

Todas as ações são destinadas a transmitir mensagens para o seu público-alvo, de forma que a sua marca fique posicionada na mente do consumidor durante toda a sua jornada de compra. Além disso, de acordo com o modelo de negócio utilizado, é possível qualificar os leads antes de colocá-lo em contato com a equipe de vendas.

Por que alinhar as duas estratégias?

Agora que você já conhece um pouco sobre cada ferramenta, deve estar se perguntando: por que alinhá-las? A resposta é simples! Tanto o Inbound quando o Outbound Marketing têm pontos a serem melhorados. Logo, funcionam melhor e são potencializados quando estão integrados em uma só estratégia.

Tudo se resume à criação de um conteúdo relevante para o seu público-alvo, independentemente do tipo de ação ou formato usado para isso. E se existem perfis de compradores tão diferentes, contar com estratégias variadas para falar com cada um deles de maneira personalizada é fundamental.

Manter os objetivos da sua empresa alinhados em uma estratégia coesa é a melhor forma de fortalecer a mensagem que você pretende transmitir em diferentes formatos, dando ainda mais credibilidade aos valores da sua marca e gerando engajamento em diferentes plataformas.

Como essa integração funciona na prática?

Complementares em vários momentos, a integração dessas duas estratégias supre lacunas que são deixadas quando apenas uma é implantada. O importante é manter consistência nas mensagens, unificando o discurso da empresa e garantindo que os mesmos valores sejam expressos para o público, independentemente da técnica de marketing utilizada.

O Outbound é capaz de potencializar os leads gerados em ações de Inbound, alcançando possíveis clientes que ainda não buscaram por determinado produto ou serviço. Além disso, pode-se usar a participação em feiras e eventos para captar prospects, utilizar ferramentas como um CRM para diferenciar a qualificação de leads, entre outras coisas.

Agora que você já sabe a importância de integrar as estratégias de Inbound e Outbound marketing do seu negócio, é hora de colocar o conhecimento em prática e alcançar resultados ainda melhores em suas ações.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira 5 erros que você não deve cometer em sua estratégia de Inbound Marketing!