Você já deve conhecer a importância dos profissionais de Relações Públicas para a comunicação de uma empresa, não é mesmo? Mas, com o passar dos anos, essa área passou por diversas mudanças para se adequar as necessidades e novas ferramentas utilizadas no mercado. Conforme as técnicas de marketing foram se aperfeiçoando, novas estratégias, como o Inbound PR, surgiram e revolucionaram o segmento.

Ainda não sabe o que é isso? Entenda de uma vez por todas o que o Inbound fez com as Relações Públicas.

Conhecendo os processos do PR

O profissional de Relações Públicas, também conhecido como PR (em uma abreviação de Public Relations), é responsável pela construção e manutenção do relacionamento das marcas e organizações com o seu público.

De forma resumida, podemos afirmar que as atividades dessa área incluem compreender, se adequar e influenciar na comunicação entre as empresas e a comunidade — contudo, tenha atenção: a finalidade não é influenciar, mas ajudar e mediar esse contato.

Desvendando o Inbound PR

O Inbound PR nada mais é do que a junção das atividades do profissional de PR com as técnicas de Inbound Marketing. Ou seja, é uma forma de conectar diferentes ferramentas a favor dos objetivos de um negócio, sincronizando mídia própria, social, espontânea e paga.

Se antigamente o PR era o mediador entre a empresa e uma notícia, hoje, o profissional também é responsável por alinhar as expectativas do público e dos gestores, gerando resultados positivos para as marcas. Ele deixou de ser somente um agente de branding e tornou-se também um responsável pela geração de tráfego online.

Entendendo o PR na era dos Digital Influencers

Como todas as outras áreas da comunicação, os profissionais de Relações Públicas precisaram se adaptar com as evoluções do marketing. Mais do que conseguir espaço na mídia, é preciso engajar o público. E a melhor forma de fazer isso no cenário atual é através de parcerias com digital influencers.

Os influencers são personalidades, com milhares de seguidores online, que se transformaram nos principais formadores de opinião da era da internet. As Relações Públicas devem se associar a essas pessoas em busca de interferir positivamente na percepção de um produto, serviço ou marca.

Compreendendo a importância do novo PR para as empresas

Muitas das técnicas utilizadas pelo inbound marketing são oriundas das Relações Públicas. Por isso, esses profissionais têm uma maior capacidade de aumentar a base de leads, conduzir visitantes, gerenciar relacionamentos e gerar reputação para as empresas.

O Inbound PR promete unir duas práticas em uma só, trazendo resultados ainda mais satisfatórios para as empresas. Sendo assim, o novo PR é uma figura fundamental para trabalhar de forma eficiente a comunicação de uma organização.

Em novo formato, a atividade passa a ser sistematizada para que as ações sejam baseadas em dados, e não em intuição. Além disso, ao implementar o Inbound PR, os resultados, que antes eram mais abstratos, podem ser medidos de forma digital e concreta, como em outras técnicas do marketing digital.

Legal, não é? Agora você já sabe o que é Inbound PR e qual é a importância dessa atividade para a sua empresa. Aliando os profissionais e as ferramentas corretas é possível trazer resultados ainda mais concretos e satisfatórios para o seu negócio.

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