Muitas empresas entendem a importância de investir em comunicação, mas na hora de contar com o serviço, é bem comum que não possuam uma estimativa de recursos para ser utilizado nas campanhas.

Isso prejudica a qualidade das ações e, geralmente, não traz os resultados esperados. Para alcançar o sucesso, é necessário definir um orçamento de marketing.

Porém, isso não significa que a empresa deve destinar todos os recursos somente para os trabalhos de divulgação. Quando se trata de marketing, o planejamento é essencial. Trata-se de um setor estratégico para o desenvolvimento das companhias.

Se você quer saber o quanto deve investir em marketing, continue sua leitura. Neste artigo, você saberá essa e outras informações. Confira!

Trace objetivos

Para gerar resultados, é importante definir objetivos e metas do marketing — que podem ser fortalecer a marca, atrair pessoas para o seu site, divulgar produtos ou estabelecer um canal de contato com seus clientes. São eles que direcionarão as suas ações e servirão como controle do trabalho.

Sem definir um plano de atuação, dificilmente uma empresa terá sucesso em sua divulgação e construção de marca.

Além disso, compreender seus objetivos é fundamental para saber como o seu dinheiro será gasto. Dessa forma, pretende-se criar uma marca forte e diferenciada. 

Avalie as campanhas anteriores

A melhor forma de construir um modelo de marketing eficiente é avaliando as ações já realizadas e os resultados obtidos com elas.

Além de compreender o que dá certo ou errado em suas campanhas, é possível saber onde os recursos estão sendo investidos. Para isso, é necessário avaliar as diferentes métricas que envolvem o seu negócio, como Custo por Lead (CPL), Custo por Aquisição (CPA) ou Retorno sobre Investimento (ROI).

Essas informações vão contribuir para determinar um orçamento de marketing, definindo as melhores práticas para suas campanhas e revelando quais são os canais de comunicação com melhor desempenho. Tudo isso baseado em dados empíricos. 

 


Considere o seu orçamento durante o ano

As ações de marketing acontecerão durante todo o ano e, nesse período, é comum fazer ajustes nas estratégias para obtenção de melhores resultados. Mas não são apenas elas que precisam ser avaliadas periodicamente. O seu orçamento também precisa ser analisado e adaptado.

Estabelecer um mecanismo capaz de determinar o ROI em marketing é uma forma de saber se os seus recursos estão sendo bem aplicados. Tais dados são importantes para o seu orçamento durante o ano e servem como base para o planejamento do ano seguinte.

Defina onde investir o dinheiro

Até aqui, falamos sobre objetivos definidos e campanhas anteriores avaliadas e metodologia para calcular o retorno de investimento. Agora, é hora de definir em quais canais de marketing digital você investirá. 

As opções são variadas. Alguns bons exemplos são: 

  • rede sociais;
  • e-mail marketing;
  • links patrocinados;
  • otimização de sites para mecanismos de buscas;
  • marketing de conteúdo.

Avalie e pesquise quais dessas opções se encaixa melhor na sua estratégia e concentre seus esforços nelas.

Procure uma agência especializada

O marketing de uma empresa é um processo complicado, pois demanda bastante esforço, tempo e inteligência de mercado. Nem sempre as empresas estão preparadas para lidar com esse processo e acabam desperdiçando dinheiro em estratégias de pouco retorno. Diante disso, recorrer a uma agência especializada pode ser uma ótima saída!

Com o apoio delas, o empresário contará com orientação constante, auxílio ao planejamento de marketing e suporte à execução e análise. Assim, fica mais fácil alcançar os objetivos e metas traçados.

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