Realizar o mapeamento da jornada de compra do cliente é, sem dúvida, uma tendência que veio para ficar. Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner Group, até o final de 2018, aproximadamente 60% das grandes empresas farão o mapeamento da jornada de compra de forma interna. Por meio dela, é possível compreender quais são as dores, necessidade e desejos de seus clientes.

Quer saber como identificar essa importante jornada? Então acompanhe este post!

O que é a jornada de compra?

É uma estratégia utilizada para oferecer ao cliente experiências positivas com sua marca e acompanhar todos os estágios pelo qual ele passa antes de chegar ao momento da compra.

Ela contempla todo o processo e os pontos de contato de sua empresa com o cliente. Veja quais são eles:

  • Consciência: é o início de todo o processo. Neste momento o cliente identifica algum problema ou necessidade que precisa ser sanada. Essa percepção pode ocorrer de forma voluntária ou advir de um conteúdo que o auxilia nessa identificação.
  • Consideração: nesse momento, o cliente já tem consciência de seu problema ou necessidade e começa a buscar por informações e soluções, comparando-as e avaliando a melhor.
  • Decisão: agora que o cliente já compreende seu problema e conhece as soluções disponíveis, ele vai definir qual será a solução a ser contratada. Nesse momento, é fundamental que sua empresa demonstre seus diferenciais.
  • Aquisição: aqui é realizada a contratação ou aquisição do produto ou serviço.
  • Pós-venda: é fundamental acompanhar o cliente após a conclusão da venda, oferecendo suporte e acompanhamento por meio de pesquisas de satisfação, por exemplo. Essa é uma necessidade (desejo) não declarada de qualquer cliente.

Mas atenção! De nada adianta compreender a jornada de compra do cliente se você não tem a persona (perfil médio de cliente ideal) definida com clareza.


Como mapear a jornada de compra do cliente?

Para que se consiga montar a jornada de maneira mais acertada possível, você deve conhecer a fundo a sua persona e identificar dois pontos fundamentais:

  • Duração de jornada: o seu cliente percorre um caminho mais curto para se decidir pela aquisição de um produto ou serviço de sua empresa ou é uma jornada mais longa, durante a qual ele avalia diversas variáveis?
  • Canais de comunicação: sua empresa oferece vários canais de comunicação ou é restrita apenas ao “clássico” e-mail e telefone?

A definição dessas questões auxiliará na identificação dos pontos de contato entre o cliente e a sua empresa e é exatamente onde sua empresa deverá estar, na hora certa e no momento certo.

Quais os benefícios desse mapeamento?

Por meio da execução dessa estratégia, você saberá como seus clientes se sentem em cada ponto de contato, permitido a adequação de informações, formatos e linguagem, a fim de conseguir resultados melhores e aumentando o ROI das estratégias de marketing.

O mapeamento permite, ainda, a definição dos próximos passos que a empresa deverá dar em seu relacionamento com seus clientes, por meio da análise de suas ações e receptividade.

Realizar o mapeamento da jornada de compra não é algo simples, mas com um pouco de dedicação, é possível colher bons frutos e até acelerar o ciclo de vendas de sua empresa.

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