Você sabe a importância de cuidar e monitorar a imagem da empresa? Embora muitos gestores foquem apenas na construção da marca, o acompanhamento é essencial para garantir o desenvolvimento de uma imagem realmente sólida no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra de uma vez por todas por que monitorar a imagem da sua marca e como é possível fazer isso de um jeito simples e eficiente!

O que é a imagem da empresa?

A imagem corporativa é construída a partir da percepção que o público tem em relação a ela. Está diretamente ligada às suas características, aos significados e à missão, além das emoções que a marca transmite.

Essa imagem pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa no mercado de forma mais rápida e fatal do que os próprios produtos e serviços oferecidos — além de interferir diretamente no valor que os clientes dão para o seu negócio. Por isso, ter uma boa imagem é fundamental.

Por que monitorar a imagem da empresa no mercado?

Como você pôde perceber, a imagem da empresa é o seu principal motor de crescimento e manutenção. Diante de uma afirmação tão importante, como é possível que a maioria dos gestores e especialistas na área ainda não acompanhem esses dados?

Ao monitorar a imagem da sua marca você consegue identificar a sua participação no mercado, rastrear menções realizadas nos ambientes digitais, identificar comentários negativos, impulsionar o seu SEO e construir relacionamentos com influenciadores, melhorando o seu perfil diante do consumidor.

Além disso, ao ter acesso a essas informações em tempo real, é possível realizar ações corretivas, melhorando a imagem da sua empresa de forma eficiente sempre que for necessário.

Afinal, ninguém quer perder vendas, não é mesmo? Principalmente se isso acontecer de forma velada, sem que os motivos estejam bem claros para os colaboradores. Sendo assim, não restam dúvidas de que fazer o monitoramento constante da imagem é fundamental para a saúde do seu negócio.

Como fazer esse monitoramento?

Existem diversas formas de monitorar a maneira com que o público percebe a sua marca, mas com o surgimento das ferramentas do marketing digital, a mensuração ficou ainda mais fácil, objetiva e certeira.

É possível acompanhar o que é falado sobre a sua marca nas redes sociais por meio das hashtags ou menções diretas. Além disso, uma boa taxa de reconhecimento de marca são os números de likes e seguidores nos seus perfis.

Outra boa dica é investir em estratégias que melhorem a comunicação dos seus colaboradores com os clientes. Dessa forma é possível realizar pesquisas, receber reclamações e sugestões e entender se os valores defendidos pela sua marca estão sendo bem recebidos pelo seu público-alvo.

Como vimos, monitorar a imagem da empresa é essencial para entender a percepção do consumidor a respeito da sua marca e, assim, melhorar o relacionamento entre as partes. Dessa forma é possível estabelecer estratégias mais eficientes para impulsionar as vendas e o reconhecimento do seu negócio.

Agora que você já conhece a importância de monitorar a imagem da empresa, descubra como se beneficiar do marketing de influência e otimize ainda mais os seus resultados!