O cliente de hoje é muito mais exigente e dinâmico do que o de alguns anos atrás. Ele não compra sem antes fazer uma boa pesquisa e não se fideliza se isso não for totalmente vantajoso. Por isso mesmo, as empresas e os profissionais de comunicação precisaram se adaptar para cativar e conquistar esse novo público. Dentro desse contexto, surgiu o live marketing.

Mais do que uma mera evolução das estratégias comuns, o live marketing é uma maneira diferente de impactar as pessoas, tornando possível gerar uma melhor experiência e um relacionamento mais definido com uma marca.

Quer entender melhor esse conceito e aprender a utilizá-lo? Então, confira o conteúdo a seguir:

O conceito de live marketing

O live marketing pode ser entendido como a estratégia de divulgação que busca utilizar uma interlocução viva entre as empresas e o público, com o intuito de causar um impacto positivo e uma compreensão diferenciada dos serviços, produtos e benefícios por meio de táticas e experiências sensoriais. A ideia é aproximar os consumidores, gerando vendas ou valor.

As suas campanhas lançam mão de ferramentas de incentivo, ativação e interatividade, especialmente no próprio ponto de vendas ou em um local definido para a ação. A tecnologia é essencial para isso, com o aproveitamento das redes sociais, de aplicativos de smartphones e da própria internet para divulgação das campanhas.

Live marketing e marketing promocional

O live marketing pode ser entendido como uma tendência mais moderna do antigo marketing promocional, que era caracterizado por eventos, ações promocionais, congressos, feiras, entre outros. Mais notadamente, o seu diferencial se dá por meio da interlocução viva entre os clientes e a empresa.

Como é mais dinâmico, produz uma compreensão diferenciada por meio dos sentidos e fisga os consumidores, que estão mais exigentes, por mostrar os produtos e serviços de uma maneira diferente e mais condizente com o perfil atual dos compradores — marcado pela interação contínua com a tecnologia e pela busca de um diferencial antes de consumir.

Exemplos de live marketing



Utilização de food trucks

Os food trucks são um sucesso nos dias de hoje e a sua utilização é muito comum nas estratégias de live marketing de diversas empresas. Eles possibilitam exatamente o preceito mais básico dessa tendência: a interatividade com o público e a sensação de que o comprador está recebendo uma vantagem com essa relação.

Eles são utilizados das mais diversas formas, indo desde a criação de conceitos gourmet até a distribuição de cookies e biscoitos em áreas centrais ou locais movimentados das grandes cidades. Os custos não são elevados, mas o faturamento das marcas costuma experimentar uma boa melhora após essas ações.

Concursos com os clientes

Outra forma de live marketing está em possibilitar que os clientes efetivamente participem dos processos da empresa. Isso pode acontecer, por exemplo, por meio de um concurso no qual uma rede de restaurantes ou até mesmo uma marca de biscoitos pede para que os clientes enviem uma ideia de sabor ou de receita para os seus produtos.

A comoção gerada por meio desse tipo de ação é enorme e, muitas vezes, as pessoas nem precisam de grandes premiações ou vantagens. Elas entendem o próprio estreitamento da relação com a marca como um benefício e compreendem que participar da conceituação de uma mercadoria já mostra respeito e estima da organização para com o seu público.

Aplicação de realidade aumentada

Esse é um exemplo marcante do uso da tecnologia em favor do live marketing. Mais comum no mercado imobiliário atualmente, a realidade aumentada consegue mostrar produtos para os clientes por meio do uso de aparatos 3D, em um estande de vendas ou até mesmo na própria residência do comprador em potencial.

Dessa forma, uma incorporadora que fez um empreendimento residencial de alto padrão, por exemplo, não precisa montar um apartamento decorado e nem fazer os clientes se deslocarem até o local para vê-lo. É possível fazer tudo virtualmente, mas sem perder a possibilidade de encantar e atrair as pessoas.

E agora, entendeu o que é live marketing e como você pode utilizá-lo? Gostou do conteúdo? Conte para nós nos comentários!