O redirect 301 é uma importante ferramenta de SEO. O redirecionamento é o processo de encaminhamento de uma URL para outra. Esse tipo de redirecionamento indica que o conteúdo foi movido permanentemente.

Metaforicamente, quando um escritório ou uma loja física muda de endereço, é comum atualizar os cartões de visitas, colocar uma placa de aviso na fachada do antigo endereço informando aos interessados que esta mudança ocorreu.

Na web, é o redirect 301 que cumpre esta função. Quer saber tudo sobre ele? Então continue a leitura!

O que é redirecionamento de URL?

O redirecionamento de um endereço na web, seja de um domínio para outro ou de uma página para outra, é uma maneira de enviar os usuários e mecanismos de pesquisa para um destino diferente do que eles solicitaram originalmente.

Por que fazer o redirect 301?

Se o seu site já está publicado há algum tempo na web, provavelmente várias páginas dele já foram visitadas pelos mecanismos de pesquisa, mais particularmente pelo Google. Ou seja, já foram indexadas à sua biblioteca de resultados.

Quando você move o conteúdo de uma página para outra sem comunicar aos mecanismos de pesquisa que houve a mudança, a sua página e, consequentemente o seu site, terão vários prejuízos de SEO.

Entre estes prejuízos, podemos citar

  • página com conteúdo duplicado, o que é punido pelo Google;

  • a nova página iniciará a indexação nas bibliotecas de resultados de pesquisa do zero, perdendo todo o esforço de SEO que já foi feito na página antiga e o Page Rank;

  • os usuários serão direcionados para uma página sem conteúdo (erro 404) e retornarão para a busca, aumentando a taxa de rejeição do seu site;

  • a página e o seu site perderão posições no ranqueamento de resultados do Google;

  • o tráfego de visitas para o seu site tenderá a cair.

Viu quantos prejuízos o seu site pode ter por isso? E nem foram citados todos aqui.

Através do redirect 301, todos estes inconvenientes podem ser evitados. E, quando esse processo é feito, cerca de 90 a 99% da relevância da página antiga é transferida para a nova. Portanto, o prejuízo em SEO é reduzido drasticamente.

Em que circunstâncias é recomendável fazer o redirect 301?

O redirect 301 é recomendável nos seguintes casos:

  • o seu site mudou para um novo domínio e você quer que o usuário do antigo domínio continue acessando o conteúdo no novo endereço;

  • o seu site pode ser acessado através de URL’s diferentes, como http://www.meusite.com, http://meusite.com, http://meusite.com/loja; http//www.meusite.com.br etc. Nesse caso, deve-se escolher um URL de preferência (canônico) e redirecionar todos os outros para ele;

  • fusão de dois sites, sendo necessário garantir que os links antigos direcionem para as páginas corretas;

  • migração de site;

  • evitar conteúdo duplicado;

  • redirecionar conteúdo de páginas que não existem mais para uma nova página ou quando há alteração na URL. Lembrando que a inserção de qualquer caractere no novo endereço já configura alteração da URL e gerará erro 404, sendo necessário o redirecionamento.

Algumas ferramentas indicadas para que o Redirect 301 seja bem sucedido

  1. Google Search Console

O Google Search console serve tanto para redirecionar um domínio, definir o endereço canônico do site (com ou sem www) quanto para analisar páginas com erros diversos, como erros 404, falhas de servidor etc. É altamente recomendável cadastrar o seu site nesta ferramenta.

  1. SEO Redirection e WordPress SEO

Esses são alguns plugins que podem ser instalados em sites ou blogs que utilizam a plataforma WordPress.

Através deles, é possível configurar facilmente o redirecionamento de URL’s do seu site. O SEO Redirection ainda permite analisar quais páginas do seu site apresentam erro 404, assim como o Google Search Console.

  1. Redirect Checker

Você fez o redirecionamento e agora quer verificar se está bem feito? O Redirect Checker pode ser utilizado para verificar se a ação foi realizada corretamente.

  1. Outras formas

Algumas plataformas para e-commerce também possuem esse recurso nativo para facilitar o redirecionamento de URL’s. Mas o importante é que você tenha consciência da importância do Redirect 301 para o SEO.

Como é uma tarefa mais técnica, o profissional de webmaster pode te ajudar nesta tarefa também.

Você já faz o redirect 301 em seu site sempre que muda o endereço de alguma página? Então compartilhe a sua experiência nos comentários do post!