O design visual — a aparência do seu site, seu logotipo, seus perfis de redes sociais, seus materiais de marketing, por exemplo — é uma ferramenta importante que ajuda a ter dos clientes uma ótima impressão sobre o seu negócio. Para uma empresa que deseja inovar, isso pode significar vantagem sobre seus concorrentes. Por isso, é tão crucial investir tempo e recursos necessários em uma presença de marca visualmente agradável e bem concebida.

Neste artigo, abordaremos a importância do design visual para empresas, considerando a expressão da marca e seu relacionamento com o público — questões que vão além de beleza e forma.

A importância do design visual

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Missouri de Ciência e Tecnologia, uma pessoa leva apenas 2,6 segundos para se concentrar em um elemento específico de uma página web quando esta é carregada. A partir daí, o espectador rapidamente forma uma opinião com base no que ele viu.

As pessoas têm sentimentos sobre uma empresa com base nas experiências que tiveram com a marca. Um logotipo bem projetado inspira confiança e transmite profissionalismo, por exemplo. Se um negócio se concentra na criação de um design limpo e funcional, que é fácil de usar, então isso indica que o cliente terá a mesma facilidade de utilização também do produto.

Design visual não é apenas um conceito; ele é uma ferramenta fundamental. Reflete a missão do seu negócio e como ele funciona, ou seja, é ele o responsável por estabelecer conexão com o público. Assim, qualquer empresa, não importa o tamanho, pode empregar o design visual como principal veículo de expressão da marca e se beneficiar com isso.

A Apple é um exemplo de marca que usa o design para se distinguir dos seus concorrentes. Com uma concepção estética consistente, que os consumidores facilmente reconhecem, criou uma presença de marca positiva que é moderna, mas simples.

O apelo visual como ferramenta

Você pode ter uma grande história para contar, mas ninguém vai querer ler a sua página “Sobre” ou explorar as suas mensagens de mídia social se você não parecer visualmente atraente logo de cara. Nesse aspecto, o recurso visual é imprescindível.

Mas, afinal, por que componentes visuais funcionam tão bem? Talvez, a melhor resposta seja a rapidez. Em uma cultura com sobrecarga de informação, uma imagem pode se comunicar de forma rápida, concisa e memorável. Elementos visuais atraentes vão definir a sua marca e, por esse motivo, devem ser relevantes e engajar o seu público-alvo.

As orientações para o seu negócio

Quando você estiver pensando sobre a maneira como deve ser sua presença de marca, lembre-se: é importante ser consistente, mas não repetitivo.

Pense sobre as qualidades que são exclusivas para o seu negócio e que poderiam, de forma autêntica e atraente, representar sua marca. Então, deixe essas qualidades conduzirem tudo, desde o seu logotipo, passando por site, redes sociais e até mesmo vitrine e embalagem.

Antes de criar qualquer elemento visual, pense no design como uma forma de responder a algumas das questões mais profundas em torno de sua empresa. Determinar a personalidade dela e o que ela representa o ajudará a enriquecer a sua marca. Feito isso, é a hora de criar o visual que naturalmente se alinha com as características e o valores encontrados.

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