Desde 1990, todo ano em outubro, acontecem ações de marketing no movimento internacional Outubro Rosa. Com certeza você já deve ter observado que, justamente nessa época, alguns monumentos e locais públicos são iluminados com a cor rosa. Essa iniciativa, seguida de outras ações como corridas e palestras, surgiram para fomentar a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Tudo começou com campanhas isoladas nos EUA, lá pela década de 20, onde a conscientização sobre o câncer de mama ganhou sua força. O já conhecido laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuídos para as participantes da primeira Corrida pela Cura, em New York nos anos 90. Desde então, a corrida tornou-se um movimento anual e a campanha foi ganhando força mundial.

O objetivo principal da campanha de marketing é a divulgação de informações sobre o câncer de mama, a conscientização sobre a doença e proporcionar à população maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Dessa forma, aumentando as chances de um diagnóstico precoce da doença e posteriormente a cura.

A história e suas conquistas

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o que corresponde a 22% dos novos casos a cada ano. No Brasil, só em 2010, foram 49.240 novos casos de câncer de mama. Ah! E não vai pensando que só as mulheres podem ter câncer de mama, nada disso! Cerca de 1% dos casos acomete homens também. Por isso, é muito importante além dos exames anuais de check up, fazer o autoexame de toque em casa e ficar atento à qualquer alteração das mamas.

Graças ao Outubro Rosa, hoje, as mulheres têm maior acesso a tratamentos de saúde jamais imaginados quando a campanha começou. Foi também por meio do movimento popular, que tratamentos e estudos avançaram para a cura do câncer de mama e descobertas de novas causas.


Outubro Rosa pelo mundo

E, para inspirar o início desse período separamos algumas ações de marketing que reforçam a importância do movimento e a conscientização sobre a doença. Confira!

A Nestlé juntamente com a agência McCann Paris, com o objetivo de aumentar a consciência sobre o câncer de mama, deram à uma mulher um sutiã equipado com uma câmera escondida e somente uma missão: lembrar as mulheres de todo o mundo para verificarem os seus seios regularmente, e assim ajudar a prevenir o câncer de mama.



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Em 2011 a DDB Maputo, de Moçambique, criou a campanha para a Associação de Luta Contra o Câncer. A peças trazem as principais heroínas do universo feminino dos quadrinhos realizando o autoexame, com a frase de apoio: ‘’Ninguém é imune ao câncer de mama’’.

A campanha ‘’Tinta contra o câncer’’ em São Paulo, lançada pelo A.C. Camargo Cancer Center, utiliza do grafite para conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha conta com a participação de artistas do grafite que cederam seus trabalhos para uma intervenção urbana que faz alusão à mastectomia (cirurgia de retirada do seio). Funciona assim: colando sobre as artes um papel tipo lambe-lambe, cria-se o efeito de que um dos seios do desenho foi retirado.

Para incentivar o autoexame de mama a agência OgilvyOne de Atenas criou um sutiã, intitulado como Tweeting Bra, que envia um tweet toda vez que a lingerie é aberta.