Em tempos de grande competitividade em praticamente todas as áreas do mercado, empresas dos mais diversos segmentos estão buscando novas maneiras de ganhar destaque e ultrapassar a concorrência na preferência dos clientes. Dentro desse contexto, apostar no design thinking pode ser um belo diferencial nos seus negócios.

Pouca gente está familiarizada com o conceito, mas o fato é que apostar nessa estratégia pode ser altamente proveitoso para melhorar o posicionamento e os resultados de uma marca.

Quer aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir quais são os seus maiores benefícios? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir:

O que é design thinking?

Podemos definir o conceito de design thinking como o processo de fazer colaboradores e líderes pensarem de forma semelhante aos designers, fugindo dos métodos tradicionais de raciocínio que envolvem os cargos pré-definidos em uma corporação. Em outras palavras, essa estratégia foca em tentar abordagens originais para os problemas, sempre buscando soluções inéditas e criativas.

O design thinking é, antes de mais nada, uma mudança na postura e na gestão de pessoas, é um modelo mental diferente do padrão. A ideia é estimular equipes e indivíduos a planejarem não mais de acordo com os hábitos antigos, mas sim focados em resolver as necessidades dos clientes. Isso se dá incitando a concepção de projetos práticos, porém, viáveis, tal qual faria um profissional do design.

Ao implementar efetivamente essa prática, uma organização passa a buscar ângulos e perspectivas distintas para solucionar as suas dificuldades. O resultado observado é uma inovação constante e natural, gerando resultados mais desejáveis e economicamente interessantes para o empreendimento.

Quais são os benefícios do design thinking?

Como podemos ver, o design thinking não é apenas uma ferramenta para criar novos produtos, serviços ou traços. É uma verdadeira técnica para “forçar” o pensamento inovador, que é uma característica inerente das empresas que buscam se diferenciar no mercado. Confira como isso acontece na prática:  


Melhora a experiência do cliente

Como os funcionários estarão sempre buscando soluções para os problemas dos clientes, é natural que a experiência e o relacionamento do público com a empresa melhorem consideravelmente.

O negócio visará entregar o melhor valor para os consumidores e, ao invés de gastar fortunas com pesquisas de mercado, a gerência pode compreender melhor os seus compradores apenas alternado internamente a forma de pensar.

Colaboradores farão uma imersão na realidade do cliente e tentarão entender melhor suas necessidades, expectativas, desejos e demandas. As equipes tornarão a organização mais eficiente, humanizada e competente.

Fortalece a cultura organizacional

Outro diferencial de implantar o design thinking na empresa é que essa estratégia ajuda a fortalecer a cultura organizacional. Como as soluções serão únicas e originais, isso agregará valor à organização e as pessoas passarão não apenas a se identificar com o empreendimento, mas serão defensoras naturais da marca.

Internamente, isso também ocorrerá. Ao trabalharem juntos e pensarem de forma coletiva, apoiando uns aos outros, os funcionários também se sentirão motivados e satisfeitos, ampliando seu senso de participação e de identificação com a corporação.

Traz as respostas que você precisa

O design thinking também serve para trazer a resposta que a empresa precisa em um determinado momento. Pensar “fora da caixa” ajuda a resolver problemas que pareciam impossíveis. A prática estimula a diversidade de estados mentais e promove o pensamento divergente, contribuindo para soluções menos ortodoxas que não seriam pensadas de outra maneira.

A criatividade dentro de um empreendimento pode ser encarada também como uma poderosa estratégia de merchandising e deve ser firmemente alimentada e incitada pelos gestores. Certamente, a inovação passa a ser uma das maiores contribuições dessa metodologia para aperfeiçoar o desempenho das equipes e ampliar o faturamento do negócio.

E agora, entendeu por que o design thinking pode ser um diferencial para a sua empresa? Gostou do conteúdo? Então confira também outro artigo do blog que explica qual é o segredo de inovação do Uber!