Você já deve ter ouvido falar da importância do design de identidade de marca, certo? Mas você sabia que com algumas dicas é possível otimizar esse processo? Aliando um conceito forte a boas práticas e profissionais capacitados, você gera resultados ainda melhores para o seu negócio!

Quer saber mais sobre o assunto? Listamos as 5 melhores práticas de design para construir uma boa identidade de marca. Confira e inspire-se!

Escolha tipográfica

Existem diferentes tipos de fontes, e elas podem transmitir mensagens variadas. Por isso, a escolha tipográfica é essencial para traduzir o conceito da sua marca de uma forma clara e coesa.

As fontes serifadas — aquelas que possuem traços e extensões no final das letras — estão relacionadas com sofisticação e tradicionalismo. Já as fontes sem serifa são mais indicadas para segmentos jovens, por demonstrar clareza e leveza à marca.

Psicologia das cores

Você já ouviu falar na psicologia das cores? Capazes de despertar sentimentos e sensações, as cores têm um grande poder na composição de uma identidade visual e devem ser escolhidas com muita atenção. Afinal, elas vão representar a sua marca diante do público.

Os significados podem variar de acordo com o segmento, o lugar ou até a época do ano. No geral, as representações são as seguintes:

  • o vermelho está ligado à paixão, ao perigo e à energia;
  • o amarelo se relaciona com a luz, o calor e o otimismo;
  • o laranja representa a alegria, o sucesso e a vitalidade;
  • o verde tem ligação com a saúde, a liberdade e a esperança;
  • o azul se conecta com a estabilidade, a confiança e a inteligência;
  • o cinza representa a neutralidade, a estabilidade e a flexibilidade;
  • o preto está ligado à elegância, à formalidade e à força.

Estudo da concorrência

Mais do que entender a sua marca, é preciso estar por dentro do que tem sido feito pela concorrência. Dessa forma, é possível identificar semelhanças, diferenças e as qualidades do que está sendo criado em determinado segmento.

Mas atenção: isso não significa que você deve copiar os seus concorrentes — muito pelo contrário! É justamente nessa etapa de estudo que você vai eliminar as ideias que já foram usadas por alguém e procurar outras referências.

Aplicações

Uma das práticas mais importantes do design de identidade de marca é pensar na aplicação em diferentes contextos. Isso quer dizer que você não pode se limitar apenas aos ambientes online ou aos pontos de venda.

A escolha das cores, das fontes e até dos formatos usados pode funcionar de formas diferentes de acordo com a plataforma em que estão inseridas. Sendo assim, tente expandir as possibilidades e busque um resultado que seja adequado em todas as situações.

Profissionalização do serviço

Se você busca um resultado realmente satisfatório no design da sua identidade de marca, a dica mais valiosa é contar com um profissional especializado para realizar esse serviço.

Embora algumas pessoas acreditem que essa é uma tarefa relativamente simples, somente um designer capacitado conseguirá entregar um trabalho de qualidade, específico para as suas necessidades e feito a partir de pesquisas realmente relevantes.

Muito bacana, não é? Seguindo algumas práticas simples é possível construir uma identidade de marca realmente forte e se destacar no seu mercado de atuação.

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