A promoção em eventos é uma estratégia de marketing bastante utilizada pelas empresas para divulgar produtos e serviços. O que acontece é que ela nem sempre gera retornos satisfatórios. Sabe por quê?

Isso acontece, em boa parte dos casos, por falta de planejamento e criatividade. Pensando nisso, para ajudar a sua empresa a não cometer esse tipo de erro, vamos mostrar como fazer a sua marca se destacar nos eventos. Preparado?

A importância do planejamento para a promoção em eventos

Cada evento é uma oportunidade única de promover a sua marca. Não basta simplesmente colocar meia dúzia de pessoas uniformizadas distribuindo canetas com sua logomarca.

Para garantir que essa oportunidade seja aproveitada da melhor forma e as ações de promoção gerem resultados efetivos para sua empresa, tenha sempre em mente: é preciso planejar.

Um bom planejamento deve ter objetivo claro, atividades alinhadas a esse objetivo, cronograma bem definido e treinamento de toda a equipe.

Quando sua empresa se prepara adequadamente ― e com antecedência ― os resultados são muito mais satisfatórios.

Estratégias efetivas que geram resultados

A escolha das estratégias que serão utilizadas no evento representa grande parte do sucesso dessa empreitada. Veja as estratégias que geram os melhores resultados em eventos:

Marketing pré-evento

Avise seus clientes e prospects que sua empresa estará presente no evento. Faça chamadas convidando-os a participarem, envie e-mails para os seus leads, publique em suas redes sociais.

Uma estratégia poderosa nesse momento é gerar expectativa tanto sobre o evento quanto sobre a participação da sua empresa nele.

Patrocínio

Se o evento for altamente aderente ao seu negócio, patrociná-lo pode dar grande visibilidade à sua marca.

O patrocínio permite que sua marca esteja onipresente no evento. Com isso, todos os participantes serão, de alguma forma, impactados por alguma peça de divulgação.

Sorteio de prêmios e brindes

O sorteio de prêmios é uma excelente forma de captar leads. Como as pessoas deixarão seus dados de contato em troca da participação, então o prêmio precisa ser atrativo para o público. Pense nisso!

A distribuição de brindes também é interessante, mas vale ressaltar que os brindes precisam ser relacionados ao negócio e ter algum valor para quem vai receber.

Palestras

Levar conhecimento ao seu público é uma das ferramentas mais poderosas . Palestrar em evento significa, aos olhos do cliente, que você é especialista no assunto. É como um atestado de qualidade.

O Live Marketing como ferramenta de potencialização das ações em eventos

O Live Marketing é a forma mais eficiente de tornar a participação da sua empresa em um evento inesquecível para o cliente.

O objetivo do Live Marketing, também chamado de Marketing de Experiência, é explorar recursos multissensoriais para tornar a experiência do cliente com a sua marca algo profundo e positivo.

Ele pode ser usado em qualquer ação, inclusive nas estratégias sugeridas neste post: tudo vai depender da forma como as ações forem planejadas.

Alguns exemplos eficientes de Live Marketing: no decorrer do evento, a empresa pode fazer transmissões ao vivo nas redes sociais. Na distribuição de brindes, ela pode realizar um quiz para selecionar os ganhadores. No estande, ela pode demonstrar produtos/serviços.

Como podemos ver, são várias as possibilidades de tornar as ações mais interessantes e impactantes para seu público.

Seguindo essas dicas, a sua promoção em eventos atingirá resultados muito melhores. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de assinar nossa newsletter para receber as novidades em seu e-mail!