A qualidade no relacionamento com o cliente deve ser uma das principais preocupações da sua empresa. Manter uma pessoa comprando continuamente com você é muito mais lucrativo do que focar apenas em buscar novos consumidores. Para isso, é preciso oferecer mais do que apenas seus produtos ou serviços.

Estreitar laços com os clientes se tornou necessário para a sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais disputado. Algumas estratégias podem fazer uma grande diferença nesse sentido. Confira, neste post, qual é a importância de se preocupar com isso e conheça também 4 estratégias para utilizar na sua empresa.

Importância de estreitar o relacionamento com o cliente

O perfil dos consumidores tem mudado bastante nos últimos tempos. As pessoas estão mais exigentes e carentes de uma atenção diferenciada por parte das empresas. Aquela velha tática de aplicar um modelo padronizado de atendimento não é mais garantia de bons resultados.

Os clientes, atualmente, ficam satisfeitos quando percebem que a sua companhia se importa com as necessidades individuais deles. Isso faz com que se tornem fiéis e excelentes promotores da marca. Assim, você fortalece a sua marca no mercado e conquista mais clientes.

Estratégias para fortalecer os laços entre empresa e clientes

Vamos mostrar, agora, 4 táticas infalíveis para estreitar a conexão da sua empresa com os clientes. Confira!

1. Produção de conteúdos qualificados

Conteúdos relevantes são excelentes para mostrar que a sua empresa entende muito bem as dores e preocupações dos clientes e sabe como ajudá-los a resolvê-las. Por isso, precisam ser muito bem escritos, de modo a realmente agregar valor ao seu público.

Conheça a sua buyer persona e entenda que problemas ela busca solucionar, sejam aqueles diretamente relacionados ao que a sua empresa oferece ou não. O importante é mostrar que você quer ajudar o consumidor para, assim, aumentar a relação de confiança entre vocês.

2. Interação nas redes sociais

As redes sociais têm ganhado cada vez mais relevância na vida das pessoas. E tudo que se faz nelas pode ganhar uma proporção muito maior em questão de minutos. As pessoas querem (e precisam!) saber que estão sendo vistas e ouvidas. Por isso, as interações têm um grande poder.

Curta os comentários e responda todos que conseguir, mesmo que seja apenas com um “obrigado”. Ações simples podem mudar completamente a visão que uma pessoa tem a respeito de uma organização.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para a empresa marcar presença no dia a dia do seu cliente. Mas é preciso utilizá-lo de maneira inteligente e focada. Afinal, ninguém gosta de ficar com a sua caixa de entrada cheia de e-mails inúteis, não é mesmo?

Envie conteúdos relevantes aos clientes e monitore as reações deles a cada envio. Veja quais são os assuntos que têm melhores taxas de abertura e de cliques e quais precisam de algum tipo de revisão. Envie ofertas apenas para as pessoas que, de alguma forma, já sinalizaram interesse.

4. Ações de live marketing

As ações de live marketing são ótimas para fortalecer a marca na mente das pessoas. Desde as mais simples, como a entrega de brindes, até as mais complexas, como a realização de eventos, cada ação deve ser elaborada e executada com bastante critério e atenção.

Saiba exatamente a mensagem que pretende transmitir sobre a sua marca para as pessoas e explore vários sentidos. Quanto mais multissensorial for a experiência oferecida, mais marcante serão os resultados. E mesmo ações simples podem ter essa característica, basta exercitar a criatividade.

Estreitar o relacionamento com o cliente trará uma série de benefícios à sua empresa. Utilizando essas 4 estratégias, você perceberá um aumento no número de consumidores e uma proximidade muito maior com eles. Para ajudar aprofundar seu conhecimento sobre o relacionamento com o cliente, leia nosso post sobre a importância do customer success!