Para aqueles que estão acostumados aos métodos tradicionais, os resultados do marketing sempre foram algo muito vago e indefinido. Porém, com a chegada do marketing digital, essa realidade mudou. Hoje em dia, a variedade de dados que as ações geram possibilita uma infinidade de análises.

Os resultados se tornaram altamente mensuráveis e confiáveis, o que é uma excelente vantagem. Afinal, qual dono de empresa não gostaria de saber, efetivamente, os ganhos que seus investimentos têm proporcionado?

Neste texto, vamos mostrar como garantir e mensurar os resultados do marketing na sua empresa e, ainda, por que esse acompanhamento é tão importante. Confira!

Como garantir bons resultados no marketing?

O ponto fundamental para garantir que os resultados de uma ação são satisfatórios é medi-los. Imagine a seguinte situação: você é uma costureira e recebe uma encomenda de um vestido. Você tem todas as medidas da cliente e domínio sobre o processo de confecção, porém, só saberá se o vestido realmente ficou bom depois que a cliente experimentá-lo.

No marketing, acontece o mesmo. É preciso realizar o processo com base nas informações que se têm e, depois de algum tempo, é preciso verificar o resultado. Assim, é possível identificar se serão necessários ajustes para alcançar o objetivo pretendido. Para isso, é preciso mensurar as respostas geradas por cada ação.

Como medir os resultados do marketing?

Assim como no caso do vestido, existem diversas medidas que podem determinar se os resultados gerados estão dentro do esperado (ou, ainda, abaixo ou acima da meta). Vamos conhecer algumas das principais.

Métricas financeiras

As métricas financeiras são as mais importantes para as empresas. Elas determinam a efetividade dos investimentos e o quanto eles têm sido rentáveis.

Os principais indicadores financeiros do marketing são:

  • ROI: retorno sobre o investimento;
  • CPC: custo por clique (usado em campanhas de mídia paga);
  • CAC: custo de aquisição de cliente;
  • LTV: lifetime value, valor gerado pelo cliente ao longo de toda a sua relação com a empresa.

Métricas de desempenho do site

As métricas de desempenho do site são essenciais para que o time de marketing entenda como as ações criadas têm surtido efeito no público que acessa suas páginas. Entre as principais, estão:

  • taxa de conversão;
  • taxa de rejeição;
  • tempo de permanência.

Métricas de desempenho nas redes sociais

Mensurar o desempenho nas redes sociais é muito útil conforme a estratégia definida. Mas é preciso ter cuidado para não cair no encanto do que chamamos de “métricas de vaidade” — aquelas que, sozinhas, não te ajudam a tomar decisões certeiras. São elas:

  • curtidas e seguidores;
  • reações nas publicações;
  • alcance.

Por que o acompanhamento dessas métricas precisa ser constante?

Para responder a essa pergunta, vamos voltar ao exemplo do vestido. Imagine que, após a primeira prova, foi identificada a necessidade de fazer alguns ajustes. O vestido volta para a costureira e ela os faz. Acontece uma nova prova e novos ajustes são solicitados.

Note que o vestido não ficou ruim, ele apenas pode ficar melhor se algumas alterações forem realizadas. Portanto, ele seguirá esse processo de idas e vindas até que fique perfeito. Depois disso, a cliente vai utilizá-lo por um tempo, mas ela pode sofrer alterações no corpo, como um emagrecimento. Ela só saberá que o vestido precisará ser apertado, se ela o experimentar novamente.

Assim é com o marketing. Inicialmente, é preciso acompanhar constantemente as métricas para realizar os ajustes necessários e determinar a estratégia ideal. Depois disso, é importante analisar os dados periodicamente para identificar se não houve alguma mudança que exija adaptações no escopo definido

Mas para garantir sempre bons resultados do marketing, é fundamental contar com profissionais especializados. Afinal, assim como a nossa costureira, só eles serão capazes de identificar em que ponto exatamente estão os problemas e como fazer os ajustes certos para resolvê-los.

Gostou deste artigo? Então, assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas novidades!