O Search Engine Optimization (SEO) é uma das mais importantes estratégia de marketing digital, que pode ser traduzido como Otimização de Sites para os Mecanismos de Busca.

Já o SEO on page é baseado em práticas, melhorias e ações estratégicas, que visam melhorar a performance do conteúdo interno de um site, ou seja, dentro das páginas que você administra.

A aplicação dessa técnica faz com que os mecanismos de busca (como o Google e Bing, por exemplo) classifiquem melhor o seu conteúdo e, consequentemente , ranqueie-os em posições de privilégio nos resultados das buscas.

Mas os benefícios dessa prática não param por aí! Se você quer saber mais sobre a importância do SEO on page e aprender como aplicá-lo, continue a leitura!

Qual a importância do SEO on page?

Além do auxílio no ranqueamento de artigos do blog, o SEO on page melhora a experiência do usuário ao navegar no seu site, o que é uma exigência cada vez maior no marketing digital.

Com as ações aplicadas, você consegue melhorar a escaneabilidade e o entendimento de um artigo, por exemplo.

Dessa forma, fica evidente que as técnicas de SEO devem ser implementadas de forma contínua, visando uma melhoria constante e focando em resultados consistentes no longo prazo.

E é exatamente por meio de períodos mais longos que você vai notar outro grande benefício do SEO: o aumento do tráfego orgânico em seu site.

Para ajudá-lo na implementação dessa estratégia, vamos listar, a seguir, os principais passos para tal. 

Certo, entendi! Mas como usá-lo em meu site?

Todos os esforços são feitos nas próprias páginas do seu site ou blog, ou seja, no conteúdo interno, como textos e imagens.

As principais técnicas de SEO on page incluem:

1. Escolha de palavras-chave

Definir a palavra-chave de cada página é o primeiro passo para iniciar a otimização. É através da escolha dos termos de pesquisa corretos que os mecanismos de busca vão mostrar ou não o seu conteúdo nos resultados.

Sendo assim, faça uma boa triagem para encontar palavras-chave relevantes e condizentes com o seu negócio e a sua persona.

Depois, é importante utilizá-la no título, URL da página, meta descrição, além de inseri-la algumas vezes durante o texto.

É importante evitar os exageros e deixar que o texto flua de maneira natural. Por isso, tente usar termos semelhantes, que favorecem a análise semântica do algoritmo. 

2. Title Tag e SEO Title


Title Tag é o título que estará presente no site. Já o SEO Title é a versão otimizada do título, que aparecerá no Google.

Capriche em ambos, pois enquanto um é o primeiro contato do usuário com seu conteúdo, o outro vai determinar se ele vai, de fato, acessar o seu site.

Portanto, crie títulos atrativos e fique atento ao tamanho do SEO Title, que deve ter, em média, 70 caracteres.

3. Meta descrição

A meta descrição é aquele pequeno texto que aparece abaixo do SEO Title nos resultados das buscas, e também nos compartilhamentos em redes sociais como o Facebook

É uma breve descrição sobre o que o usuário vai encontrar ao acessar o conteúdo, e também precisa ser muito atraente e convincente.

Atente-se, também, para a quantidade de caracteres na sua meta descrição, que deve conter entre 120 e 156 caracteres. Dessa forma, você garante que o texto não será cortado nos mecanismos de busca.

4. URL

A URL da sua página deve ser amigável, de fácil compreensão e memorização. Portanto, crie URLs curtas e separe as palavras por hífens. Confira os exemplos:

  • URL ideal: www.meusite.com/minha-palavra-chave
  • URL errada: www.meusite.com/?p=456aghu976djh0d

5. Heading Tags (H1, H2, H3…)

As Heading Tags nada mais são do que o título e os subtítulos do seu conteúdo, e você precisa utilizá-las da forma correta para deixar seu conteúdo mais organizado e escaneável.

A tag H1 deve ser utilizada somente no título, a tag H2 nos subtítulos, e assim por diante. Essa hierarquização vai deixar a leitura mais fácil e dinâmica.

6. Alt Text em imagens

Os mecanismos de busca também levam em conta as imagens do conteúdo. Para ajudar no ranqueamento, você precisa preencher o campo Alt Text, ou texto alternativo, em todas as imagens da página. Para isso, utilize a palavra-chave e alguns termos similares.

Para ajudar a implementar as técnicas apresentadas aqui, bem como outras ações importantes, uma boa opção pode ser contratar uma agência especializada. Dessa forma, você vai ter profissionais qualificados para auxiliar na execução e na obtenção de melhores resultados.

Agora que você já aprendeu as principais técnicas de SEO on page para aplicar em seu site, aproveite para conhecer outras estratégias de marketing digital que vão destacar a sua empresa!