Dentre os requisitos para que a sua marca sobreviva na internet está a necessidade de o seu site ser facilmente encontrado pelos mecanismos de busca. Seja quando os usuários procurarem diretamente pelo nome da sua empresa ou quando usarem termos relacionados ao seu segmento, o tráfego orgânico provavelmente será a maior fonte de visitantes para suas páginas.

Diante desse cenário, vamos entender neste artigo por que o SEO (Search Engine Optimization) é a estratégia de marketing digital mais indicada para atrair tráfego orgânico e daremos 5 dicas de como colocá-la em prática para se posicionar bem no Google — o buscador predominante.

Qual é a relação entre tráfego orgânico e SEO?

Os principais sites de busca e redes sociais oferecem plataformas de anúncios para pessoas e empresas atraírem usuários para as páginas que desejarem. Os visitantes provenientes desses anúncios compõem o tráfego pago.

Já o tráfego orgânico é aquele que vem dos resultados naturais de mecanismos de busca como Google, Yahoo! e Bing. Esses resultados, também conhecidos como resultados orgânicos, não são pagos e aparecem em ordem de relevância.

Por isso, utilizar as técnicas de otimização de sites para mecanismos de busca, ou SEO, é a prática mais recomendada para impulsionar as visitas de tráfego orgânico para o seu site.

Como começar a aplicar técnicas de SEO no seu site?

1. Faça uma pesquisa de palavras-chave

Seu site tem informações úteis e de qualidade? Você sabe o tipo de pesquisa que o seu público faz nos buscadores? Essas são perguntas interessantes de responder para ser encontrado na internet. Para auxiliá-lo nessa tarefa, uma ótima ferramenta é o Planejador de palavras-chave do Google.

Nela, você pode inserir palavras-chave que acredita que tenham a ver com o seu negócio e o sistema retorna ideias de palavras-chave com as quais você pode trabalhar. Ao lado das palavras-chave sugeridas, o planejador mostra o volume de buscas e de concorrência de cada uma delas.

Prefira utilizar palavras-chave de volume entre médio e alto e concorrência entre média e baixa. Dessa forma, você conseguirá um bom tráfego de usuários que realmente demonstram interesse pelos seus produtos ou serviços.


2. Use títulos poderosos

Crie títulos chamativos e que despertem a curiosidade para os seus materiais (páginas informativas, posts no blog da empresa, e-books etc.).

É muito importante que o título já passe a ideia do conteúdo que o usuário vai encontrar. O título é uma das informações principais que aparece para ele nos resultados de busca e um fator de decisão para ele escolher se clica no seu site ou não. A Máquina de Títulos pode contribuir com algumas ideias.

3. Crie conteúdo significativo

Pode ser que você tenha concorrentes ranqueando nas primeiras posições para determinadas palavras-chave. Seu desafio aqui é analisar o conteúdo deles e produzir algo com muito mais utilidade para o usuário.

Elabore vídeos, infográficos ou posts completos que ajudem o seu cliente ou prospect a realmente solucionar um problema. A criação de conteúdo significativo agregará ainda mais valor para a sua empresa!

4. Melhore a experiência do usuário

Verifique se é fácil navegar pelo seu site e se as funcionalidades estão em ordem, seja para aparelhos de mesa ou para dispositivos móveis. Atente-se também para a clareza das informações, a legibilidade dos textos e imagens e cuide para que não haja links quebrados nas suas páginas.

5. Inclua texto alternativo nas imagens

Lembre-se que o Google também tem a busca por imagens. E a melhor maneira de aumentar as chances de as imagens do seu site aparecerem por lá é incluindo texto alternativo nelas.

O texto alternativo é um atributo de imagens na web que permite descrever o que a imagem representa. É útil para mecanismos de busca entenderem o que a imagem significa e para softwares leitores de tela “ditarem” a descrição da imagem para deficientes visuais.

Essas táticas certamente vão contribuir para o bom posicionamento do seu site, mas são apenas o começo. Para implementar uma estratégia completa de SEO e conseguir os melhores resultados, recomendamos a contratação de uma agência de marketing digital especializada.

E então, curtiu o post? Já está colocando essas técnicas em prática? Tem outras maneiras de trazer tráfego orgânico para o seu site? Conta pra gente nos comentários.