O crescimento da concorrência entre empresas gera, como consequência, um aumento na dificuldade de se destacar no mercado. Nesse sentido, a geração de valor para os clientes é uma importante estratégia para vencer essa barreira.

Neste texto, você vai entender a importância dessa tática para manter a vantagem da sua empresa diante dos concorrentes, além de uma série de dicas para oferecer um diferencial real. Confira!

Qual é a importância da geração de valor para o cliente?

Os avanços tecnológicos permitiram às pessoas uma facilidade muito maior em acessar informações hoje em dia. Com isso, elas adquiriram um poder perante as empresas, obrigando-as a oferecer vantagens mais atrativas.

Sendo assim, as empresas que conseguem ir além do que as pessoas encontram no mercado, saem na frente dos seus concorrentes. E essa vantagem pode fazer toda a diferença para o sucesso do negócio.

Como entregar um diferencial real para o seu cliente?

Oferecer algo que ninguém pensou ainda parece algo totalmente impossível nos dias de hoje. Mas algumas dicas podem te ajudar a encontrar o seu diferencial. Acompanhe:

Identifique seu público-alvo

Esse é o ponto básico da estratégia. Todas as ações e decisões devem ser baseadas nas informações sobre o público que você deseja atingir. Por isso, avalie com cuidado o perfil das pessoas que podem se interessar por seu produto ou serviço.

Entenda as necessidades, sonhos e medos dos clientes em potencial

Aqui começa a identificação mais focada da estratégia ideal para a sua empresa. A dica é definir uma buyer persona, que se caracteriza por trazer informações mais específicas e direcionadas dentro do público-alvo.

Afinal, as pessoas buscam a solução para algum problema e não os produtos ou serviços em si. Portanto, é crucial entender quais são as necessidades, sonhos, medos e dores dessas pessoas para encontrar uma forma melhor de abordá-las.

Conheça seus concorrentes e o que eles oferecem

Em outra perspectiva, é preciso saber o que seus concorrentes já estão oferecendo para poder ir além. Essa análise é importante para que você veja o que não deve fazer, visto que seu objetivo é oferecer um diferencial.

Encontre uma lacuna a ser preenchida

Esse é o ponto central de todo o trabalho. Até aqui, você já sabe para quem vender, já sabe o que essas pessoas buscam e já sabe o que elas já encontram na concorrência. Então, a questão é encontrar um ponto ainda não explorado, que pode ser uma característica indireta com relação ao seu produto ou serviço.

Vamos imaginar que a sua empresa venda sapatos usados. Sua persona busca por opções mais baratas de calçados e tem costume de comprá-los em brechós, próximos de casa. Ao analisar seus concorrentes, você identifica que nenhum deles oferece um serviço de vendas online. Logo, esse pode ser um diferencial a ser explorado.

Considere o momento certo de oferecer seu produto ou serviço

Toda a estratégia desenhada até aqui pode ser desperdiçada se você não souber o momento ideal para oferecer seu produto ou serviço. Por isso, é fundamental entender qual é a jornada de compra dos seus clientes.

Com isso, você evita se tornar inconveniente, afastando um consumidor em potencial. Além disso, as chances de fechar um negócio melhor são bem maiores.

Enfim, a geração de valor para os clientes é uma arma poderosa para colocar o seu negócio à frente da concorrência. Basta seguir nossas dicas e aproveitar todos os benefícios.

Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter para receber muito mais novidades e dicas diretamente no seu e-mail.