Vender mais é uma forma de vencer na crise! O aumento da receita possibilita que o negócio honre com seus compromissos e evita o acúmulo de dívidas.

É justamente nos momentos de instabilidade econômica que se torna mais difícil aumentar a comercialização de produtos e serviços.

Diante disso, algumas dicas simples podem ser a solução para a sua empresa se destacar nas vendas e superar a crise. Para saber quais são elas, continue a leitura!

Definição realista de metas

Ter em mente o objetivo da sua empresa e deixar a sua equipe a par dele é essencial. Toda equipe precisa estar alinhada sobre a importância da conversão de vendas para vencer na crise.

É necessário, porém, detalhar as metas e avaliar quais produtos devem ser priorizados. Por exemplo, em que praças deve haver a concentração e o crescimento das vendas e quanto os produtos devem custar.

Também é de extrema importância traçar metas realistas, uma vez que, de acordo com o seu controle de vendas, a tendência é que o aumento atinja um determinado pico.

Isso não significa que a equipe deve se contentar apenas com o objetivo e cessar os esforços quando ele for atingido, porém, essa meta deve estar dentro de um cenário viável.

Planejamento assertivo para vencer na crise

Para alcançar os objetivos estabelecidos, nada melhor do que um planejamento bem feito. Apenas sair vendendo não é uma forma eficiente de trabalhar.

Com base nas informações existentes é necessário fazer escolhas com maiores chances de acerto. Como, por exemplo, definir as ações e o orçamento de marketing, a abordagem dos vendedores e onde eles devem estar.

Outra dica quanto ao planejamento é a definição de prazos, ainda mais se há ações pontuais que devem ser realizadas antes para dar prosseguimento às demais. Além disso, toda a equipe deve ter conhecimento do planejamento para que possa atuar de maneira mais eficiente e adequada.

O planejamento pode ser no médio prazo, porém, é preciso que de acordo com os acontecimentos, ele possa sofrer ajustes quando necessário.

Equipe qualificada e atuante

Um bom planejamento, que englobe todos os aspectos para aumentar a conversão de vendas é essencial. Mas de nada vai adiantar se a sua equipe não estiver qualificada para desempenhar essa função. Isso não significa necessariamente contratar apenas profissionais experientes.

Muitas vezes, é preciso que mesmo os antigos colaboradores passem por reciclagens e treinamentos, inclusive, para se adaptar às novas necessidades do mercado.

A equipe também deve ser atuante e, para isso, a empresa deve oferecer a abertura necessária para que os seus membros participem com ideias e opiniões. A comunicação afinada é essencial nessa hora, bem como doses de motivação para estimular o trabalho.

Marketing com foco no público alvo

Nem precisa dizer como o marketing é um grande aliado das vendas para vencer na crise e, engana-se quem pensa que isso significa apenas custo financeiro.

Sem o material necessário e a publicidade adequada fica quase impossível pensar em como vender mais. Hoje em dia, com o marketing digital, é possível economizar dinheiro e mesmo assim fazer ações eficientes.

Mesmo quando o live marketing – atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas – é mais vantajoso para o seu negócio, não se pode deixar de produzir o material necessário para divulgar a sua marca.

Ainda que de qualidade e bastante relevante, os custos das ações podem ser reduzidos se produzidos com a matéria prima certa. Porém, antes de qualquer ação, é preciso fazer pesquisas de preço e apostar na criatividade. Menos é mais quando se investe em ações inteligentes.

Tecnologia como aliada para vender mais

Outro investimento que não deve ser confundido com gasto é em tecnologia.

Há ferramentas que, hoje em dia, são indispensáveis para fazer levantamentos e obter relatórios completos. Quando se trabalha com um grande fluxo de financeiro, por exemplo, é preciso utilizar os recursos adequados para processá-los.

Um sistema ERP online é ideal para fazer esse trabalho, sendo útil tanto na hora de definir objetivos. Ele também ajuda a realizar o planejamento ou escolher as melhores campanhas de marketing com foco no seu público alvo.

Um exemplo desse sistema é o GestãoClick, um ERP cloud que oferece vários relatórios em tempo real e disponibiliza informações atualizadas que ajudam na tomada de decisões.

E então, conseguiu aprender algumas das técnicas utilizadas para otimizar as vendas e vencer na crise? Você também pode entender melhor as funcionalidades e benefícios de um sistema ERP. Conheça o GestãoClick e saiba como sua empresa pode vender mais.