Que conteúdo é rei todo mundo sabe! Mas, o que ninguém te conta é que é preciso produzir conteúdos que conectam de verdade, que fazem a diferença para os seus seguidores e consumidores.

É muito mais fácil pessoas comprarem de uma marca que agrega valor e encanta com experiências do que de uma marca que não faz diferença alguma.

E o que isso quer dizer? Você precisa criar conexão com o seu público para dar um “boom” no seu Instagram. Existem várias formas de fazer isso, continue lendo e vem com a gente viver conexões!

Afinal, tudo aquilo que foge do esperado tem o poder de ser mais verdadeiro, é o que a gente acredita aqui na Gruv.

1 – HISTÓRIAS

Conte histórias!

Pessoas se conectam com pessoas. É legal você usar fotos pessoais e compartilhar sua história: contar como você começou, como chegou ao seu produto/serviço. Pode falar das lições que aprendeu para chegar até aqui, suas dificuldades, erros, acertos e momentos de superação. 

Você também pode contar a história de um cliente ou daquela pessoa especial que sempre esteve ao seu lado. Isso causa identificação e proximidade, além da boa e velha, mais que bem-vinda, empatia. 

Por isso, crie conexões levando conteúdos que possam ajudar os seus seguidores.

2 – TRANSFORMAÇÕES

Mostre as transformações do seu produto/serviço. Por exemplo, mostrar o antes e depois como resultados, opinião de quem te segue, fotos reais dos seus seguidores e clientes. Tudo isso pode ajudar no sucesso do seu conteúdo.

2.1 – Antes e Depois

O antes e depois é uma excelente forma das pessoas visualizarem os resultados do seu produto ou serviço. Dessa forma, você desperta o interesse e o desejo dos seus seguidores, aumenta a visualização, compartilhamento e, consequentemente, o alcance.

2.2 – Depoimentos

Seres humanos compram de pessoas nas quais confiam. Apresentar elementos que mostram a efetividade e a qualidade do seu produto/serviço é um enorme diferencial, assim fica registrado e certificado que funciona.

Pegar depoimentos de clientes ou contar sua própria transformação é uma excelente forma de engajar seu público. Postar prints de agradecimentos também funciona muito bem.

2.3 – Fotos de clientes

Valorizar o público engajado que você tem vai te proporcionar muitos benefícios. Sejam centenas ou milhares de pessoas, você pode “biscoitar” os seus consumidores para gerar conteúdo para você. Desse modo, use o repost ao seu favor e não só nos stories.

Com isso, seus seguidores provavelmente vão gostar muito mais do conteúdo que você repostar do que se fosse produzido por você, porque é autêntico e imprevisível.

Aqui no blog da Gruv, já vimos que ser autêntico conquista a confiança e lealdade da clientela.

Lembre-se de marcar o @ da pessoa na postagem para que outros seguidores se sintam motivados a postar fotos também e, assim, aumentar o seu alcance na plataforma.

3 – SOBRE O SEU NEGÓCIO

Sabemos que fofocas correm soltas. É aquele famoso telefone sem fio que não faz o menor sentido e que colocam seus seguidores com dúvidas.

Então, seja sincero e conte quais são os fatos e os fakes do seu negócio, não deixe que fique aquela pulguinha atrás da orelha de alguém. 

4 – DICAS ÚTEIS

Tente imaginar que você é o seu seguidor e pense no que você poderia falar que o ajudaria a entender melhor sobre seu produto ou serviço.

Mostre como usar, lavar ou guardar o produto, conte para que servem seus serviços, quais são seus diferenciais, divulgue seus bastidores, a rotina do seu negócio, faça tutoriais, etc. 

De forma simples e rápida, sem ser superficial, ajude as pessoas de alguma forma.

Aqui vai uma dica muito legal que vai te ajudar a não “flopar”: vídeos também conectam pessoas, na maioria das vezes, mais do que fotos e imagens.

Use e abuse desse formato para criar conteúdo!

5 – PERGUNTAS E RESPOSTAS

Simples e eficaz! Pergunte para a sua audiência o que eles gostariam de saber e produza conteúdos em cima disso. Além disso, responda cada pergunta para resolver todas as dores do seu público.

E não vá pensando que o que você tem a dizer é chato ou que todo mundo já sabe. Você está falando com quem não sabe e tem dúvidas, então crie sem medo e acredite que você é foda. Vai lá e arrase!

Gostou das dicas para aumentar suas vendas? Aproveite para descobrir como o TikTok, outra plataforma social, consegue ser uma grande aliada para sua marca.