Um atendimento de sucesso pode garantir recorrência de vendas para seu negócio, manter seus clientes atuais é mais barato que a aquisição de novos.

Sabemos que manter o relacionamento com o cliente na sua agência vai além de números, gráficos e relatórios que comprovam seu crescimento. É necessário mais do que uma excelente apresentação de planejamento para encantá-lo por muito tempo. 

Tão importante quanto todos esses pontos, é o relacionamento que você consegue criar entre cliente e agência.

No começo pode parecer difícil, pois é o início da relação e os dois lados estão se conhecendo. Você está entendendo o cliente, quais serviços ele presta e qual área de atuação. Mas calma, não se preocupe! 

Tudo é construído, seja com pesquisas sobre o mercado ou com conversas no dia a dia, que são fortalecidas pelas entregas do projeto.

Por isso, um dos pontos chaves é se colocar no lugar do cliente, entender a dor que ele passa e quais as expectativas que ele tem com a agência. É preciso partir do princípio que o negócio agora também é seu e que você deve gerir da melhor forma, isso gera confiança.

Para entender melhor, separamos 7 dicas de ouro para você:

1 – Confiança

O primeiro conselho é fazer com que seu cliente confie em você.

Mostre que você é uma autoridade no assunto e, mesmo que não seja especialista em algum ponto que gerou questionamento, transmita segurança quando passa as informações e tire dúvidas que possam existir com a equipe técnica. 

2 – Condução

Muitos clientes não têm expertise na área de marketing digital, podem achar que entendem um pouco pela vivência que tiveram, mas nem sempre vão compreender os processos que cada área tem dentro da agência

Então o melhor a se fazer é sempre dar alternativas para que ele decida por conta própria o caminho, mas com a sua orientação.

3 – Empatia

Mostre que você se preocupa genuinamente com o cliente e que a relação entre agência e cliente é importante para você. Se preocupe com os resultados que ele conseguiu com sua ajuda, qual caminho ele ainda quer percorrer.

Entenda os números que são informados nos relatórios que você envia, sinta o negócio, pois agora você também faz parte.

Um bom relacionamento é pautado na empatia, se colocar no lugar do cliente e entender o caminho que ele quer seguir.

4 – Companheirismo 

Faça parte do crescimento de seu cliente. 

Demonstrar empatia faz com que ele perceba que são realmente um time. 

Nas conquistas, mostre o valor que ele tem dentro da agência. Um recado ou um e-mail parabenizando o crescimento que conseguiram juntos reafirma essa parceria que foi criada e é fortalecida diariamente. 

5 – Proatividade

A correria do dia a dia pode deixar seu cliente ansioso, já que ele busca resultados rápidos.

Portanto, aproveite esse momento para tranquilizá-lo, trabalhe um cronograma com prazos definidos e apresente soluções para os problemas que possam existir no meio do caminho a medida que eles forem aparecendo. 

6 – Humildade

Saiba que a relação entre o cliente e agência terá de altos e baixos, nem sempre vocês estarão nos melhores dias e é preciso ponderar as situações. É importante que você tenha um ponto de apoio para quando existir problemas. 

Aqui a dica é, nem sempre um e-mail, uma ligação ou uma conversa de whatsapp irão resolver, então quando perceber que existe alguma tensão, marque uma reunião para entender melhor o que está acontecendo.

Esse contato mostra cuidado com o relacionamento de ambos e o quão importante ele é.

7 – Pontualidade

Por último, uma dica que achamos simples demais, mas é decisiva: seja pontual. Não só com as entregas dentro dos prazos acordados no cronograma, mas esteja disponível para atender seu cliente no momento e canais certos. 

Nem todo serviço tem atendimento 24hs, mas mesmo em horário comercial a disponibilidade da agência com o cliente é crucial para que ele esteja feliz com essa parceria.

O caminho é longo e todo dia é um aprendizado diferente, cada pessoa é de uma forma e  toda empresa tem um processo distinto. 

Entender o valor do serviço que você presta e trabalhar sempre junto da sua equipe e clientes, construindo cada vez mais uma parceria forte, é a maneira mais fácil de alcançar o sucesso que seu cliente almeja. 

Construir um relacionamento duradouro é trabalhoso, mas traz frutos lucrativos para sua agência. Por isso é tão importante investir na equipe de atendimento de sucesso ao cliente, o que chamamos de Customer Success

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