Hoje, uma empresa estar presente nas redes sociais é fundamental para que ela seja relevante no mercado. Em meio a tantas opções, como Facebook, Twitter, LinkedIn e TikTok, o Instagram para empresas vem ganhando cada vez mais destaque. 

Além de possibilitar um relacionamento mais próximo com o público, ter um perfil no Instagram é uma ótima forma de divulgar a sua marca. 

Hoje, a rede já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, mostrando que ainda está em acelerado crescimento. Especialmente se comparado ao seu rival, o Snapchat, que conta com 190 milhões de usuários.

Neste artigo vamos falar sobre a importância dessa rede social na estratégia de marketing das empresas e ainda daremos 8 motivos para você criar um conta agora mesmo para o seu negócio. Confira! 

A importância do Instagram na estratégia de marketing digital da sua empresa

Além do fator chave da quantidade de usuários evidenciando que o seu público está na rede, o Instagram é diferenciado para perfis empresariais, oferecendo um perfil adaptado, com diversas métricas para a gestão da sua marca online e a possibilidade de criar anúncios pagos, o Instagram for Business. 

Outro ponto é que estratégias de marketing digital estão ganhando a cada dia mais força no mercado. Afinal, apenas no Brasil, quase 80% da população tem acesso à internet – dados do Terra – e o meio digital possibilita formas personalizadas e criativas para fazer a divulgação da sua marca de forma totalmente segmentada. 

As pessoas passam boa parte do tempo com seus smartphones à mão, acompanhando as notícias, piadas e postagens dos amigos. Sendo assim, não demorou muito para que as empresas percebessem o potencial de fazer parte desse movimento. 

A rede conta com usuários bastante engajados e assíduos. A sua presença na plataforma moderniza sua imagem no mercado, além de criar um relacionamento com os seus clientes, baseados em informações relevantes e um branding atraente. 

Os motivos para criar uma conta do Instagram para empresas

Com tantas pessoas conectadas, não há como negar que, com uma estratégia bem desenhada e executada, é possível conseguir excelentes negócios por meio do Instagram. Além disso, você pode usá-lo como um atrativo relevante para o seu trabalho de Inbound Marketing.

Ademais, o Instagram for Business oferece o Instagram Insights, com métricas que vão te ajudar a guiar a construção de estratégias eficazes com uma grande consistência de dados sobre engajamento e perfil de público. 

Confira a seguir alguns motivos que não deixarão dúvidas de que a sua empresa já deveria estar no Instagram.

1. Foco em imagens


Instagram da Gruv

As imagens geram uma conexão emocional praticamente imediata se comparadas a um texto, porque são facilmente compreendidas. Muitos usuários do Instagram utilizam a rede justamente para se entreterem e inspirarem com as fotos e os vídeos.

As organizações que realmente criam imagens cativantes em vez de fazer do Instagram um mero catálogo de produtos e serviços são aquelas preocupadas em transmitir os valores da empresa. É essa atitude que gera empatia, atrai mais seguidores e agrega valor à marca.

Além disso, é uma ótima maneira de construir um branding sólido que vai dar reconhecimento a sua marca, além de expor informações importantes para o consumidor atual, como: propósito e posicionamento sobre questões sociais importantes para a sociedade.

2. Integração com o Facebook

Desde que o Facebook adquiriu o Instagram, em 2012, a integração entre as redes tem sido simplificada. Ao publicar uma nova imagem no Instagram, é possível compartilhá-la automaticamente na página da sua empresa no Facebook — basta vincular as contas.

Isso ajuda a divulgar as suas publicações e a estimular seus fãs do Facebook a também seguirem o seu perfil no Instagram.

Além disso, pelo Gerenciador de Negócios do Facebook, você consegue fazer a veiculação e o rastreamento dos seus anúncios e gerenciar suas páginas e contas de anúncios – caso tenha mais de uma.

Você pode, também, adicionar colaboradores ou uma agência parceira para fazer o gerenciamento do seu negócio e manter seu perfil pessoal totalmente separado seu perfil comercial, que é fundamental. O melhor de tudo, é uma plataforma gratuita. 

Dentre os inúmeros benefícios da integração do Facebook com o Instagram, existe também, o Facebook Studio. Essa é uma outra ferramenta da rede que possibilita o gerenciamento, a publicação, a monetização e a metrificação dos conteúdos de duas redes sociais. 

Ela também auxilia no melhor aproveitamento de recursos financeiros investidos na plataforma e oferece novas oportunidades de monetização – se elas estiverem disponíveis no momento.

3. Marcar produtos

Para quem possui um perfil comercial no Instagram, é muito comum receber mensagens diretas perguntando preços e informações de compra. Dessa forma, a rede inovou mais uma vez e apresentou a possibilidade de criar seu catálogo virtual, ligado diretamente ao seu site, levando o seguidor para a compra de forma rápida e simplificada. 

Para fazer isso, seu negócio precisa ter comercial no Instagram, segmentado pela sua área de atuação e fazer uso do seu Gerenciador de Negócios do Facebook, é lá que o catálogo é criado. É claro, também, que seu perfil comercial precisa estar vinculado à uma fanpage da sua marca no Facebook dentro da plataforma. 

Após completar os primeiros passos, dentro do Gerenciador, role a página e quando encontrar a opção de clique “Modelos e Guias”. Depois disso, clique em seguida nas opções, “Adicionar uma guia”, “Loja” e “Adicionar Guia, respectivamente. 

Ainda dentro da aba “Modelos e Guias”, clique em “Modelo” e altere a opção para “Compras”. Assim, o layout ficará personalizado como a de um negócio.  

Já no processo de finalização da configuração, em “Loja”, no canto esquerdo, clique na opção “Ver mais”, encontre o nome “Loja” e aceite os termos de uso. Após fazer isso, clique para configurar a finalização de compra que o clique em sua loja vai realizar e escolha a moeda que prefere para receber os pagamentos. 

Dentro da mesma aba “Loja”, dentro da opção “Ver mais”, você já poderá ver os seus produtos e adicionar todos aqueles que quer colocar dentro do Instagram. Depois disso, é só continuar monitorando as vendas. 

Sucesso, né? 

4. Instagram Ads

Os anúncios no Instagram é uma  maneira simples e eficaz de alcançar mais pessoas. Aumentando a visibilidade da sua marca e ajudando a impulsionar as vendas do seu negócio.

Ao tocar no botão “Promover” dentro das suas publicações, você terá acesso a um assistente que vai guiá-lo na criação de um anúncio na plataforma. Com ele, você consegue segmentar o público-alvo para o qual o anúncio será veiculado, definir um orçamento e escolher a duração da campanha.

Mas, é importante lembrar que a melhor maneira de fazer a gestão e controle dos anúncios é pelo Gerenciador de Negócios do Facebook, além de conseguir mais opções de impulsionamento do que direto no Instagram Ads. 

Esses anúncios são altamente personalizáveis e podem ter sua veiculação em diversos formatos, como: fotos, carrosséis com sequências de fotos ou vídeos e apenas vídeos. Dentre os tipos de campanha que a ferramenta oferece, temos: geração de cliques, conversões, download de aplicativos e diversas outras opções. 

 

5. Uso de hashtags

Instagram da Gruv

As hashtags são um recurso de categorização do conteúdo das suas imagens. Elas representam um contexto para as suas publicações e ajudam usuários interessados naquele conteúdo a chegarem até você.

É muito importante incluir hashtags nas legendas das imagens porque elas auxiliam o seu público a se identificar com as fotos e os vídeos postados. Ao mesmo tempo em que aumentam as chances de novas pessoas conhecerem a sua marca, já que sua foto pode ser encontrada na aba de busca quando a hashtag utilizada é digitada. 

6. Instagram Stories

O surgimento do Snapchat abalou diversas redes sociais, que logo buscaram incorporar a novidade nos serviços que já prestavam. Entre elas, o Instagram foi o que obteve mais sucesso, criando os Stories.

A funcionalidade consiste na postagem de imagens ou vídeos com curta exibição e prazo de apenas 24 horas para a visualização. É muito utilizada pelos usuários para mostrar situações diversas, desde coisas do dia a dia até a participação em eventos.

Os stories ajudam a dar mais humanidade à marca, usando imagens menos produzidas e artificiais. A prática de divulgação de bastidores, do cotidiano da empresa e de assuntos mais pontuais e personalizáveis traz mais fluidez e pessoalidade à conta.

Nos perfis comerciais, essa é uma excelente forma de fazer a divulgação de conteúdos do blog, de eventos e ações promocionais. Além disso, se o seu perfil tiver mais do que 10 mil seguidores você fizer o impulsionamento de uma publicação, é possível inserir um link para levar a pessoa até o seu site.

Hoje, os stories contam com diversas ferramentas como o Boomerang, Layout e Reels – o adversário do TikTok – para a criação de publicações criativas e diferenciadas, que podem reforçar a identidade da sua marca e criar chamadas para finalização de compras ou entrar em contato com os stickers. 

7. Lives

Assim como no Facebook, é possível promover uma live para os seus seguidores. A live é uma transmissão ao vivo feita diretamente do celular e pode ser usada de diversas forma e para diversas finalidades.

Essa é uma forma muito eficaz de fazer um workshop, uma demonstração de produto e até mesmo de interagir com o seu público. Durante a live, os seguidores podem enviar perguntas e comentários e você pode respondê-los ao longo da transmissão.

Por meio da integração com o Facebook, a live pode ser compartilhada entre as duas plataformas, alcançando ainda mais pessoas.

Se a sua empresa está no mercado do entretenimento, mais um motivo para apostar nesse recurso para vencer os impedimentos para o segmento durante a atual crise causada pela pandemia da Covid-19. Devido ao isolamento social, eventos de todos os tipos se tornaram inviáveis.  

8. IGTV

Instagram da Gruv

O IGTV é uma nova ferramenta que veio para possibilitar o consumo de vídeos de longa duração dentro do Instagram. O fator principal de atenção para os empresários é que os vídeos podem ter até uma hora de duração e podem ser incluídos em alta qualidade. Além disso, ele fica salvo no feed e pode ser acessado pelo perfil comercial da sua marca.

Uma curiosidade interessante sobre a plataforma, é que ela começou a ser monetizada com anúncios nos canais de creators. 

Dessa forma, o IGTV é uma forma incrível de produzir conteúdos criativos, profundos e relevantes para prender pelo máximo de tempo a atenção do seu consumidor e gerar engajamento, já que a plataforma permite curtidas, comentários e compartilhamentos dos vídeos publicados por lá. 

É legal pensar, principalmente, no funil de vendas para começar a escrever os roteiros do seu conteúdo. Lembre-se que no topo, o seguidor ainda não sabe que possui um problema. Sendo assim, precisa ser um vídeo atrativo e educativo – que vai começar a fazer com que o ele se aprofunde no funil e se aproxime da compra. 

9. Engajamento do público

O engajamento do público se refere ao quanto os seus seguidores interagem com as suas publicações. O Instagram é uma rede social que tem um forte potencial de engajamento. 

Além do seguidor poder interagir por meio de curtidas, comentários, mensagens diretas e enquetes nos Stories, o Instagram, também, abriu recentemente novas maneiras para medirmos o engajamento, que são: os compartilhamentos e os salvos. 

O compartilhamento consiste em quantas pessoas enviaram aquele conteúdo para outra pessoa, ou postaram ele em seus stories. Já os salvos, se trata de quantos seguidores salvaram aquele conteúdo, porque gostaram muito e para lerem novamente em outro momento.

Com tantas opções de interação, os seguidores tendem a ser muito mais engajados. Se a sua empresa focar em manter uma boa taxa de respostas, com o monitoramento, o nível de engajamento pode ser ainda maior. Ou seja, você pode usar a rede para conquistar e encantar os seus clientes, além de educá-lo e nutri-lo com IGTVs, lives e publicações direcionadas.

Unindo essas estratégias com mídias pagas e inbound marketing, o resultado é inevitável. 

Percebeu a importância do Instagram para empresas como uma maneira de destacar a sua marca no mercado? Então aproveite para aprender como utilizar os influenciadores digitais para potencializar a sua estratégia de marketing nas redes sociais!