Porque precisamos colocarmos um profissional de assessoria de imprensa em nossas estratégias de marketing offline?

Os tempos mudaram em uma velocidade nunca vista. Se já era importante ter uma comunicação 360 antes da pandemia da Covid-19, aliar o investimento no marketing digital e em ações que destaquem ações e posicionamentos em veículos offline é fundamental para a sobrevivência de empresas de qualquer porte ou segmento. 

Daí você deve estar se perguntando: “por que aparecer em jornais, revistas, TV, rádio e portais de notícias é tão importante para o meu negócio?”

Antes de mais nada, é bom saber que não se trata de uma questão de vaidade. Estamos falando de fortalecimento de marca e, principalmente, um endosso do seu trabalho pelos veículos de comunicação tradicional. 

Cenário

Com o advento das fake news, especialmente as ligadas à pandemia, os consumidores estão buscando canais mais confiáveis para se informar.

Em junho, o portal do jornal Folha de São Paulo publicou um vídeo em que seus profissionais agradecem o número recorde de acessos nos últimos meses. Para se ter uma ideia, em abril de 2020, foram registrados 73,8 milhões de usuários únicos consumindo as notícias da publicação.

Os jornais O Estado de São Paulo, O Globo e Correio Braziliense também registraram alta em suas audiências desde o início da pandemia.  

Diante desta realidade, colocar a sua marca em páginas físicas ou virtuais destes veículos de comunicação é primordial para fortalecer a imagem, conquistar admiradores e converter vendas para a sua empresa.

Porém, como chegar até os jornalistas para conseguir um espaço de destaque e ganhar relevância? A partir de uma estratégia bem alinhada, construída por um assessor de imprensa. 

Para entender melhor as vantagens de ter esse profissional como aliado, vamos dividir os argumentos em tópicos. 

Oportunidades dentro da assessoria de imprensa

Em geral, um assessor de imprensa é um jornalista e, como tal, foi treinado para apurar os fatos e construir narrativas interessantes.

Certamente, ele é o profissional indicado para extrair de sua história, diferenciais, propósitos ou números que poderão interessar os veículos acessados pelo público-alvo da empresa a replicá-los. Seja pela relevância, ineditismo, criatividade ou outro fator competitivo.

O assessor também é capaz de entender a sua concorrência e propor ideias para superá-la. Do mesmo modo, faz com que a sua empresa vire notícia devido a alguma tendência ou comportamento de mercado observados. 

Relacionamento 

O assessor de imprensa é alguém que conhece o mercado. Especialmente jornalistas, formadores de opinião e a dinâmica de funcionamento de cada veículo de comunicação, como dia de fechamento, esquema de trabalho, formação das editorias, etc.

A partir da construção desse relacionamento, ele pode “vender” os assuntos mapeados no melhor momento e, colocar a sua empresa em destaque para expressar o seu melhor discurso, fortalecer a sua autoridade e ainda virar fonte para futuras matérias.  

Como a assessoria de imprensa pode gerar confiança

A aparição de sua empresa em veículos tradicionais de comunicação gera confiança no consumidor.

Diferentemente de um anúncio em que a empresa fala dela mesma, uma matéria jornalística alcança mais credibilidade perante o público, tendo em vista que ocupa um espaço que não foi comprado, foi conquistado.

Fora o fato de não ter de pagar caro por este espaço, a cada vez que a empresa aparece de forma positiva e espontânea em um veículo, sua reputação e visibilidade aumenta diante da audiência. A médio prazo, isso se converte em vendas e deixa a concorrência para trás. 

Posicionamento no Google

A sua relevância no Google e em outras plataformas de busca aumenta quando a sua empresa é citada em veículos de comunicação.

Isto porque, quando o cliente busca o nome de sua empresa ou de algum assunto relacionado ao que ela faz, pode cair primeiro em uma matéria jornalística e o caminho natural desse consumidor é buscar o site próprio de seu negócio.

De certo, essa é uma boa chance de obter uma aproximação maior com esse potencial cliente ou até mesmo converter uma venda.

Gestão de crise

Um assessor de imprensa experiente consegue antecipar riscos de crise em relação a posicionamentos, novos produtos ou situações nas quais a empresa possa estar envolvida.

Dessa forma, este profissional pode minimizar, ou, até mesmo evitar um possível desgaste na imagem de seu cliente. 

Media Trainning

Ao mesmo tempo, treinar o porta-voz da empresa também é função do assessor de imprensa.

É ele quem ajuda a quebrar o nervosismo durante uma entrevista e alinhar o discurso para que a mensagem seja compreendida pelo jornalista e reproduzida com exatidão. 

Conclusão

Em resumo, a assessoria de imprensa gera um impacto positivo em seu negócio com um investimento menor do que os anúncios e com a vantagem de antecipar riscos de crises e atribuir mais credibilidade ao seu negócio.

Como resultado, antes de contratar um profissional, procure saber sobre sua experiência, quais clientes já atendeu, seus resultados e, principalmente, se ele se relaciona bem com seus colegas nas redações.

Não se deixe enganar pelo preço cobrado. Aqui vale a máxima: escolher o preço mais baixo, muitas vezes é dinheiro e esforço jogado no lixo. 

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