Com a crise mundial da Covid-19, houve uma mudança brusca e repentina na rotina nas empresas e a necessidade de fortalecer a presença das marcas utilizando mídia digital.

Aqueles que já possuíam posicionamento digital, tiveram que aumentar a produção de conteúdo e investimento online. E, quem ainda não estava nas mídias sociais começou a adaptar, de certa forma, os negócios para sobreviver. 

Com o novo cenário, é preciso começar a buscar novas estratégias digitais para aumentar, de forma agressiva, as vendas por meio da publicidade online. Seja você um prestador de serviço, proprietário de uma loja, restaurantes, cursos, eventos e etc.

 

Conhecendo o funil de vendas

Em todos os tipos de negócio, é necessário que você tenha bem definidas as 3 etapas de seu funil de vendas: 

Topo do funil 

É a fase de reconhecimento do funil. É o estágio ideal para despertar o interesse do futuro cliente. Normalmente, as pessoas dessa fase ainda não conhecem a sua marca.

Por exemplo: 

  • Vídeos Institucionais apresentando a sua empresa e o produto;
  • Vídeos mostrando as dores que seu produto soluciona;
  • Vídeos que despertam curiosidade no público a respeito do seu produto/serviço;
  • E-book ajudando seu público a resolver alguma dor;

Com isso, você vai conseguir impactar pessoas que ainda não conhecem sua marca de forma positiva e atrativa e gerar leads.

Meio do funil

Conhecida como a fase de consideração. Composta por pessoas que tiveram algum contato com o seu negócio, mas ainda não efetuaram uma compra. Nesse estágio, o recomendado é nutrir o público que passou da primeira fase.

Você pode fazer isso, assim: 

  • E-book com conteúdo rico;
  • Blog Post sobre assuntos que são do interesse da persona;
  • Mini curso gratuito;
  • Lista com dicas e indicações;
  • Conteúdos sobre os benefícios do serviço/produto;

Com as dicas citadas acima, você consegue construir um posicionamento para o seu negócio, cria um relacionamento de confiança com seus leads e aumenta as chances deles de adquirirem o seu produto ou serviço.

Fundo do funil

A última fase do processo de venda. É quando o público já passou pelas 2 fases anteriores e está mais próximo de se tornar um cliente. 

Seguindo a estratégia do funil de vendas, será preciso ter conteúdos para cada parte da jornada de compra do consumidor para depois, colher resultados significativos.

Como, por exemplo:

  • Oferta do seu produto ou serviço (oferecer um possível desconto ou um brinde como bônus através do remarketing);
  • Chamada para preencher um formulário para realizar reunião;
  • Cupom de desconto para uma determinada data ou primeira visita;
  • Matrículas abertas (vale também oferecer descontos ou 1 mês grátis, caso seja um produto de recorrência);
  • Brindes;

Nesta última etapa, se encontra o momento certo para realizar uma oferta para a sua audiência. Pois, aqui, o lead já conhece sua empresa e se envolveu com seus conteúdos.

E mesmo que uma venda ou contratação não seja realizada naquele momento, você possui um contato de alto valor em mãos, o que pode te proporcionar um fechamento em um futuro próximo, basta saber trabalhar esse lead que você conquistou.

Vale destacar que, existem diversas formas de realizar vendas pela internet, não existe um padrão de estratégia.

Porém, com as nossas dicas das etapas citadas, será possível obter ótimos resultados com mídia digital e alavancar a sua marca na atual crise que nos encontramos. 

 

Conclusão

Agora que você tem esse caminho a ser seguido, trabalhe bem cada etapa do funil, estudando sua buyer persona, criando processos e ofertas matadoras.

Replique este funil com outros temas, crie conteúdos para o seu topo, meio e fundo de funil. Realize testes, valide suas ofertas, estratégias e escale seu investimento.

Dessa forma você alcança ótimos resultados de forma consistente e progressiva.

Uma vez que estiver com essas 3 etapas do funil validadas, basta aumentar o seu investimento em mídia digital, que assim você terá mais escala e um aumento nas suas vendas de forma agressiva.

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