O e-mail marketing, uma ferramenta simples e barata, pode te ajudar a aumentar a produtividade dos seus funcionários, quer saber como? Continue a leitura que vamos te ajudar. 

Antes de começar, você deve fazer um planejamento mensal, ou semestral, se possível. Organize e-mails recorrentes e tome nota de datas comemorativas, além de datas festivas internas, como aniversário da empresa e do funcionário.

Com o planejamento você consegue visualizar melhor as ações que podem ser criadas e se deverá usar o e-mail como complemento de outras ações em off.

Tudo o que você precisar produzir é motivação.

A motivação está ligada às questões de saúde mental e física, não somente ao valor do salário. Tanto que muitas empresas já estão aderindo às novas formas de benefícios, como convênio com academias, horários flexíveis e apoio psicológico.

Pesquisas de tendências da Deloitee, empresa de auditoria e consultoria, mostram que a estratégia da empresa não deve ser pautada sobre os lucros. Afinal, a satisfação do cliente e do trabalhador são indicadores de sucesso e de crescimento empresarial. 

As organizações devem estar aptas a entregar significado e ter uma visão mais humana. 

Uma forma de unir essa nova visão ao negócio é pelo e-mail marketing interno.

Vamos mostrar 5 informações relevantes que você pode colocar nos e-mails para que seus funcionários fiquem engajados e motivados:

1. Divulgação de programas de incentivo por meio do e-mail marketing

Criar um sistema de bonificação ou recompensa.

É uma estratégia competitiva que incentiva sua equipe a buscar novas técnicas de venda e melhorar suas habilidades.

As metas para esse tipo de gratificação devem ser objetivas e planejadas. Alcançar maior número de vendas, concluir uma tarefa em 7 dias e dobrar o número de leads são alguns dos objetivos que podem ser adotados.  

A recompensa pode ser um bônus em dinheiro no fim do mês, uma confraternização, um vale-viagem ou uma promoção, equivalente a meta alcançada. 

A CNA Idiomas no Brasil leva, anualmente, 10 funcionários da sua sede a um tour por Londres e Madri. Eles colocaram como propósito o bom desempenho dos alunos, incluindo notas, atividades extra curriculares e presença.

Como fazer isso pelo e-mail? Uma tática é periodicamente mostrar as pessoas que receberam esses prêmios e suas metas alcançadas.

Salvo isso, uma dica é sempre divulgar as metas atuais para que todos possam se alinhar.

 

2. Avalie e encoraje o feedback 

Todos devem dar e receber feedbacks. 

Comece abrindo um canal de conversa, propondo melhorias nos processos, na criação de novos produtos ou na integração das áreas. As pessoas sempre têm boas ideias.

Já existem ferramentas de trabalho que ajudam nesta integração dos funcionários, como o Workplace e o Wrike.

Com isso, incluir uma estratégia de feedback mensal no seu planejamento de e-mails cria uma colaboração contínua. 

Dessa forma, os colaboradores podem participar e receber feedbacks de suas atividades e como melhorar.

 

3. Atente-se com a saúde e o bem-estar de todos 

Campanhas internas de saúde e bem-estar, trazendo médicos para avaliações periódicas e ginástica laboral, por exemplo, mostram o quanto você está preocupado com o seu funcionário. 

Datas comemorativas como outubro rosa, para prevenção de câncer de mama, e novembro azul, para prevenção de câncer de próstata, são datas significativas e que podem criar expectativas dos funcionários.

No entanto, aqui vai uma advertência: lide com essas datas de forma humana. Não faça uma campanha simplesmente por fazer.

Assim, podendo trazer os profissionais de saúde, informe com antecedência os dias e horários de atendimento pelo e-mail. Pode parecer uma informação simples, mas as pessoas irão se programar para comparecer.

Não só os envios podem ser complementos da sua ação de comunicação interna, bem como para outras finalidades. Por exemplo, marcar um dia que todos venham de rosa para tirar uma foto, convites para confraternizações ou divulgação das redes sociais da empresa também são válidas.

 

4. Incentive a multidisciplinaridade  

Estimule a busca por qualquer tipo de conhecimento

Ao passo que a tecnologia avança, surge a necessidade de profissionais para atenderem às novas demandas. E juntamente com as mudanças, inspirar a troca de conhecimentos é uma forma de atualizar seus funcionários.

Aliás, a interação com outras áreas desenvolve capacidades criativas e lógicas capazes de aprimorar suas próprias atividades, e consequentemente, adquirir novas responsabilidades.

Uma forma de estimular esse processo é enviar e-mails de cursos, palestras e certificações, criando também grupos de estudos para diferentes áreas.

Na gigante Google a multidisciplinaridade é valiosa, e eles prezam pela colaboração e conexão dos seus empregados. São ministradas várias palestras pelos próprios colaboradores, de áreas que eles têm conhecimento e autoridade.

5. Mantenha sua empresa atualizada

Se é importante manter seus clientes informados, imagine seus funcionários!

São eles que te representam fora da empresa como propaganda gratuita. 

Mas, como posso informar a todos? 

A resposta: um informativo ou periódico, que deve ser enviado regularmente.

Você consegue reunir tudo o que acontece: eventos que participaram, novos contratados, apresentação de equipes, novos clientes ou parceiros e pessoas destaques.

Sobretudo, os dados dependem da área de atuação da sua empresa e dos interesses dos seus colaboradores.

Por exemplo, se for uma empresa da área de finanças, mostrar as ações que subiram. Se for uma empresa da área de TI, quantos projetos foram finalizados.

6. Analise e tome providências

Como ver o sucesso das minhas ações?

A análise de desempenho dependem de quais foram seus objetivos e se conseguiu atingi-los ou não.

Se a sua meta era engajar 10 colaboradores a enviarem uma sugestão e você conseguiu 6, arranje formas de melhorar esse número. Que tal um brinde da empresa para cada sugestão? De repente mudar para o offline e montar uma mesa com post-its.

O segredo é testar e ver o envolvimento dos seus funcionários.

Por fim, integrar as ações entre e-mail e offline também aumenta a probabilidade de atração, então não se limite ao envio de e-mails

 

Conclusão

Aplicando uma comunicação interna você consegue também reter e atrair talentos, melhorar o clima organizacional, criar relacionamentos produtivos e integrar diferentes áreas.

A adaptação cultural da empresa pode ser um processo lento, mas com certeza é recompensador.

O crescimento profissional e pessoal do colaborador é resultado da influência positiva da empresa. Por consequência, uma pessoa motivada, saudável e com objetivos claros tende a produzir mais e melhor.

E-mail é uma ferramenta fácil de usar e gratuita, além disso, você não precisa criar uma lista de leads do zero na comunicação interna.

Dessa forma, tente usar uma linguagem compatível com a sua persona e use a análise para otimizar todo esse processo de criação e nutrição.

Que tal começar agora? Use todas essas dicas para criar um planejamento de envio de e-mail marketing que vai aumentar a produtividade dos seus funcionários e da sua empresa.