Já parou pra pensar como o comportamento de consumo mudou nos últimos anos?

Moda, política, engajamento social, música, empoderamento feminino, internet e redes sociais. Tudo isso tem interferido na forma como nos relacionamos com as marcas.

Mas, quais são as perspectivas para 2019 e 2020, sabendo que o cenário está em constante mudança?

A Gruv analisou de forma macro todos esses fatores globais que vão (e já começaram)  influenciar o panorama do consumo a nível mundial. Preparados?

 

O MUNDO COMO ELE É PARA O CONSUMIDOR DO FUTURO

Como último ano da década, 2019 será o marco do fim de algumas coisas que conhecemos hoje. E, 2020, o início de um novo ciclo de compartilhamentos, conceitos e valores de compra.

As prioridades estão mudando na mesma proporção que as pessoas sentem que os governo e as organizações não são suficientemente confiáveis para consertar o mundo atual.

Daí surgiu o movimento da economia compartilhada (como o Dog Hero e Airbnb). E, que entrará 2020 com força total.

Com uma estimativa de crescimento global de US$ 335 bilhões até 2025, esse segmento tem tudo para causar ainda mais impacto no modelo econômico e no desenvolvimento regional.

As empresas, então, precisam compreender as novas prioridades do mercado de trabalho e entender as oportunidades de parcerias estratégicas com esses novos modelos de negócio.

Porque isso vai impactar diretamente e categoricamente na forma de consumo das novas gerações.

A TECNOLOGIA

Medimos a quantidade de informação à disposição na internet pela sua capacidade de transferência. E, segundo o estudo publicado pela revista Scientometrics, no próximo ano o tráfego global deve atingir 2 ZB por ano. Uma quantidade muito, muito grande!

Um exaflop processa um quintilhão de cálculos por segundo. Em um zettabyte, há 1.000 exaflops! Já dá pra ter uma ideia? Tudo será conectado a uma velocidade jamais vista.

E, superando o e-commerce, em 2020 o m-commerce (compras feitas por dispositivos móveis) vai representar 50% das compras on-line no mundo. Com um volume global estimado em US$ 250 bilhões. De acordo com o estudo “2017 UPS Pulse of the Online Shopper”.

Isso acontecerá, também, pela crescente ascensão e diversificação dos aplicativos de celular, modelos de smartphones sofisticados e velocidade na conexão. Como citamos acima.

 

ERA DA ANSIEDADE x ERA DO ATIVISMO

A nível global, a ansiedade tomou conta das gerações e também da rotina de consumo. Os epidemiologistas consideram a ansiedade um problema clínico. Mas, que já tomou proporções sociais e culturais que impactam principalmente os jovens.

De acordo com o Google Trends, as pesquisas envolvendo a palavra “ansiedade” dobraram desde 2015.  E isso impactou diretamente os mercados de bem estar, beleza, turismo e estética, com projeções de US$ 808 bi até 2020.

Mas, após 2020 as projeções mudarão. A Geração Z é quem lidera essa mudança de uma era ansiosa para uma outra: ativista. São pessoas que transformarão a ansiedade em uma batalha por crenças e valores. Isso, aliás, já começou.

Movimentos políticos, sociais, culturais que defendem causas e vão para as ruas. Saindo das redes sociais, são os primeiros traços dessa transição do consumidor do futuro. O ativismo agora é analógico.

É uma tendências que reflete toda a insatisfação de uma geração que quer ser ouvida e já percebeu que é inútil ficar reclamando sentada no sofá. Em 2020, o ativismo local será a nova norma, e as empresas que não se posicionarem ou não refletirem a respeito terão problemas em seu posicionamento.

Bem, como vimos, o consumidor do futuro está sendo construído agora e muito rápido. E, nem todas as empresas estão estrategicamente preparadas para se adaptar a tantas mudanças simultâneas.  Uma coisa é fato: ficar em cima do muro não é mais uma opção.

Se posicionar, não quanto a um lado ou outro, mas como uma empresa engajada e com valores pautados no desenvolvimento do consumidor e do mercado, é mais que uma obrigação, é questão de sobrevivência.

Fonte de dados: WGSN

Sua empresa precisa de ajuda nessa transição de consumo? Entender mercado, gerações e canais de venda? Nós te ajudamos, fale agora com um Gruver.