Que o E-mail Marketing e o Facebook Ads são excelentes ferramentas para uma boa estratégia de comunicação digital, você já sabe. 

E se a gente resolvesse unir as duas ferramentas para caminharem lado a lado e aumentarem as taxas de conversão do seu negócio? Você acha que teria resultado?

Continue lendo e descubra como conquistar mais clientes online com essa dupla! 

 

Por que E-mail Marketing e Facebook Ads?

Antes de mais nada, precisamos entender o contexto de cada uma das ferramentas para conseguirmos visualizar o quão vantajoso pode ser fazer essa união. 

O E-mail Marketing é uma das estratégias mais baratas e mais utilizadas por todos os segmentos de negócios. Uma pesquisa da Rock Content mostra que 76% dos profissionais de marketing que fazem o uso dessa estratégia em sua comunicação digital, relatam visualizar o crescimento constante em sua base de leads. O artigo informou, também, que 92% dos consumidores possuem o hábito de checar suas caixas de entrada. 

Ou seja, é a estratégia que deve ser utilizada de qualquer maneira, principalmente por ser uma comunicação direta e próxima com o público. 

Porém, existe um critério “supremo” para que a utilização do E-mail Marketing seja efetiva: enviar apenas para contatos opt-in. Isto é, aqueles contatos que se cadastraram para receber os e-mails de determinada marca. 

É aí que entra o Facebook Ads, afinal, é uma ótima ferramenta para gerar leads na maior rede social do mundo, o Facebook. Aliada ao seu grande poder de segmentação, sua criação de anúncios – se feita da maneira correta – você atingirá em cheio os leads adequados ao perfil da sua persona.

 

Utilizando o Facebook como uma ferramenta de nutrição

Como já temos o Facebook Ads para a geração de leads, por que não utilizar o Facebook como um canal de conteúdos relevantes para a nutrição do seu público?

Mesmo com o grande crescimento do Instagram, dados de um estudo da Sprout Social ainda mostram que mais de 70% os usuários acessam o Facebook diariamente por um período médio de 35 minutos. 

Dessa forma, seguindo as práticas já adotadas pelo Marketing de Conteúdo e conhecendo bem o seu público, você pode criar conteúdos que irão captar a atenção do leitor.

Entretanto, com a quantidade de informações nos feeds, muitas dessas publicações com conteúdos e materiais podem passar despercebidas. Conseguiu captar?

Esse também é o momento de utilizar o E-mail Marketing, como uma forma de reforço, visando os leads que não foram impactados pelos seus conteúdos publicados na rede. Isso pode ser feito através de uma newsletter, por exemplo. 

Aplicando essas práticas você pode trazer um grande aumento no alcance e no engajamento dos seus posts, sendo de todas as formas, extremamente vantajosa para a sua estratégia digital. 

 

Unindo E-mail marketing e Facebook Ads

Lendo até aqui, você já tem certeza de que essas duas ferramentas formam uma dupla dinâmica para atrair, converter e nutrir seu público. Além disso, elas também estão na preferência dos consumidores para o recebimento de notícias e ofertas. 

Claro que, você não vai publicar todos os seus conteúdos do Facebook na newsletter, ou o contrário, bom senso aqui é essencial para manter o seus leitores interessados. 

Por isso, separamos algumas boas práticas para você obter sucesso com a integração do Facebook Ads e do E-mail Marketing

 

Fale na mesma língua 

Manter o padrão de linguagem é essencial para que os leitores possam assimilar e associar o que estão lendo a sua marca. Isso faz parte da identidade do negócio. 

É preciso entender o seu público e escrever para ele de forma que ele veja sua marca nesses conteúdos e que as diferentes plataformas conversem entre si. Isso também vale para os anúncios.

Tudo isso vai colaborar para que você conquiste a autoridade e a confiança da sua persona, além de gerar um relacionamento próximo.

 

Esteja atento ao funil

Além de pensar em tudo o que já foi falado anteriormente, é importante estar atento ao estágio do funil em que suas publicações e anúncios estão enquadradas. 

Isso é essencial para que você não quebre a jornada da sua persona e acabe perdendo uma boa oportunidade de negócio futuro. 

Lembre-se sempre de criar segmentações de públicos e leads ajustados ao seu estágio atual do funil e sempre ir acompanhando as jornadas, para que todo o caminho seja percorrido de forma estratégica, sem prejuízos.

Por exemplo, conteúdos como e-books, são mais indicados para leads que estão próximos da fase de conversão.

 

Utilize Landing Pages 

O caminho da estratégia com a união do Facebook Ads com o E-mail Marketing é: a pessoa é atraída com seu anúncio no Facebook, é levada a uma landing page para realizar a conversão, disponibilizar os dados e ser incluída em sua lista de contatos. 

Dessa forma, é muito importante pensar em landing pages estratégicas linkadas aos anúncios que ofereçam alguma oferta valorosa para o visitante, como um conteúdo, por exemplo. Aquele interessado no material, irá disponibilizar seus dados de contato para recebê-lo em sua caixa de entrada. 

Um ponto a ser observado é, aqueles que passarem pelo anúncio e clicarem para acessar a sua landing page, são contatos que estão interessados na sua marca e devem ser tratados de maneira especial, porque podem se tornar grandes oportunidades de negócios. 

E, como último argumento, nem sempre o e-mail cadastrado no Facebook é o e-mail que sua persona utiliza no dia a dia, dessa forma, uma landing page irá ajudar a manter os dados de contato dos leads atualizados e aptos para receber a sua comunicação. 

 

Tenha um público uniforme nas duas plataformas

Manter uma base de contatos de qualidade é essencial para metrificar o sucesso de sua estratégia. Se você possui uma lista de e-mails bem feita, ela facilitará muito a criação dos públicos dos seus anúncios. 

Pois, você pode agrupar o perfil base desses contatos e montar os públicos. Isso fará com que se possa alcançar pessoas que são semelhantes às que já se tornaram leads anteriormente, causando homogeneidade e atração de leads qualificados. 

Como você pôde perceber, utilizar essas duas estratégias é uma ideia excelente para fortalecer a sua comunicação digital e criar uma jornada de compras criativa e efetiva para a sua marca. 

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e comece a trabalhar unindo Face Ads e E-mail Marketing o quanto antes!