Muitos dos nossos clientes pedem para anunciar no Facebook Ads, mas não entendem como esse investimento pode ajudar o seu negócio. Resultado: o cliente acaba se frustrando e questiona “cadê o retorno do dinheiro que eu investi?”

Para responder essa pergunta, precisamos primeiro entender o que significa anunciar no Facebook Ads.  

 

Como anunciar com o Facebook Ads?

Primeiro precisamos criar a campanha e definir o objetivo (tráfego, visualização de vídeo, envolvimento, geração de cadastro, conversão etc.).

Dentro da campanha estão os conjuntos de anúncios, onde definimos o público, ou seja, para quem os anúncios vão aparecer. A segmentação pode ser por localização, gênero, idade, interesses e muito mais.

E por último, dentro do conjunto de anúncios estão os anúncios propriamente ditos (imagens, vídeos, carrossel etc.).

Se quiser se aprofundar mais no assunto sobre como configurar uma campanha, confira o nosso e-Book: Facebook Ads para Empresas.

 

E o algoritmo do Facebook?

O Facebook, assim como outras plataformas de mídia online pagas, permite acompanhar e medir qualquer ação dos seus usuários. Por isso o Facebook é tão inteligente.

A análise de trilhões de dados faz com que o algoritmo saiba detalhadamente como cada pessoa se comporta na plataforma. E é aí que está o segredo para avaliar o retorno sobre o seu investimento no Facebook Ads: o comportamento do usuário.

 

A importância de escolher os objetivos da sua campanha

O objetivo de campanha define o que você busca atingir com seus anúncios. E o Facebook, usando a inteligência do seu algoritmo, otimiza os anúncios focando no objetivo definido para a campanha.

Por exemplo, considere uma campanha cujo o objetivo é envolvimento. A plataforma mostrará os anúncios aos usuários com maior propensão ao comportamento de se envolver com o anúncio.

Sendo assim, a análise do retorno sobre investimento (ROI) depende do objetivo, que está diretamente relacionado ao comportamento do usuário.

Então vamos lá! Na tabela a seguir temos:

  • Principais objetivos de campanha que usamos aqui na Gruv e a suas descrições.
  • Retorno: é o que a campanha entrega.
  • ROI: é a fórmula utilizada para calcular o retorno sobre investimento.

 

 

E finalmente: aqui está seu retorno!

Agora você já sabe como anunciar usando o Facebook Business. E mais importante, sabe o que buscar de resultado com cada objetivo de campanha.

Mas como saber se o Facebook Ads é uma estratégia vantajosa para o seu negócio ou não?

1 – Analise o retorno de cada campanha e quanto custou para obter esse resultado.

2 – Compare essas informações com outras possibilidades de mídia (online ou offline) que você tenha.

O item 1 parece simples, mas é essencial.

Por exemplo, não adianta avaliar uma campanha de alcance analisando o custo por clique. Já que, nessa campanha, o algoritmo não estava focado em mostrar o anúncio para as pessoas que são mais propensas a clicar no link.

Essa confusão acontece, pois o Facebook nos bombardeia com números e mais números sobre o desempenho dos nossos anúncios. E acaba que, muitas vezes, ficamos sem saber para qual número devemos olhar.

É nessa hora que muitas pessoas se perdem, erram a análise e acabam sem entender onde está o retorno do dinheiro investido.

 

Conclusão

Enfim, é isso! Esperamos ter esclarecido um pouquinho sobre como analisar os resultados das campanhas no Facebook Ads e como avaliar o retorno do seu investimento.

Ficou curioso sobre como podemos aplicar o Facebook Ads ao seu negócio? Então entre em contato com a gente, que vamos te explicar tudinho!