Você em algum momento já se perguntou o que as pessoas fazem dentro do seu website?

Quais dos seus produtos ou páginas elas mais se interessam? Ou até mesmo de qual região ou país esses visitantes são?

Esse tipo de informação é extremamente importante para você empresário ou empresária, porque ajuda e fornece insights para as tomadas de decisão.

O Google oferece uma ferramenta chamada Analytics que mesmo na versão free consegue fazer um estrago com o tanto de informações e insights que são oferecidos.

Sim meus amigos, existe uma versão paga, mas isso é assunto para outro post! Por hora, iremos nos concentrar  na versão free!

 

Como o Google Analytics funciona? 🤔

Basicamente o que o Google Analytics faz é coletar dados para você! Isso é possível através de um pequeno snippet de código.

Você precisa instalar esse pequeno código em todas as páginas do seu website e pronto, agora é só deixar o analytics trabalhar por você, coletando dados e mais dados!

Cada vez que uma visita é iniciada (hit) a ‘mágica’ acontece, o código começa a rastrear informações do visitante, mas fica tranquilo que estamos dentro da lei ninguém vai ser preso aqui.

O snippet gera um cookie para o dispositivo daquele visitante que faz com que seja criado uma ID e o mantém no anonimato total.

—Em outras palavras, eu sei que tem alguém lá e sei o que ele está fazendo, mas não sei quem é—

 

O que eu posso medir com o Google Analytics? 🙄

Os relatórios fornecidos pelo Google analytics são hierarquizados em dimensões e métricas. Voce pode está se perguntando ok Leandro, o que isso significa? E eu já te explico =)

  • Dimensões: são os atributos dos dados que você está coletando, por exemplo, a cidade de onde o seu tráfego vem, as páginas que você deseja mensurar, a rede social mais relevante para o seu business, etc.. 
  • Métricas: são os resultados que obtivemos através dessas medições quantitativas para essas dimensões, por exemplo, 8.000 mil pessoas que visitaram minha página de orçamento sendo que 73% vieram através de mídia paga.

Google analytics-dimensões X metricas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Analisando os reports gerados pelo Google Analytics 📊📈

Em suma, o google analytics te ajuda a tomar decisões em cima de dados, e não mais em opiniões aleatórias de “especialistas”.

Por exemplo, você pode perceber e justificar um aumento de investimento em alguma campanha que está trazendo tráfego qualificado para o seu site, ou vice versa.

Além disso, ter insights de quais tipos de conteúdos colocar na web. Afinal de contas, onde você acha que tirei a ideia de escrever sobre esse tema, hun?

 

Como o google analytics categoriza os dados: ¯\_(ツ)_/¯

  • Aquisição
  • Comportamento
  • Conversão

Com o tempo você vai perceber o quão importantes são esses dados para suas tomadas de decisões, e acredite, é possível acompanhar tudo em tempo real. Muito legal né?

Vou mostrar um pouquinho de cada um para você ter um ideia do poder!  

 

Aquisição 🔐

Aquisição é simplesmente como as pessoas chegam até o seu website. O que quero dizer com isso em um português mais claro é, de onde originou a vinda daquele possível cliente.

Ao abrir a aba de aquisições você verá um panorama geral de como estão indo as coisas em seu website.

Quais são os melhores canais e os não tão bons assim para trazer pessoas! Lembra que falei algo sobre “achismos e decisões equivocadas?”, pois é, aqui eles são erradicados!

Dá uma olhadinha aqui nos canais para você entender melhor o que estou falando:

Google analytics - channel

 

Comportamento ♻

Esse é um dos que eu mais gosto! Os reports de comportamento vão te dizer o que de fato esses visitantes estão fazendo dentro do seu website.

Aplicando o filtro correto você consegue acessar a performance dos seus conteúdos e descobrir se essas pessoas estão fazendo o que você quer que elas façam!

No mais, você também consegue entender qual página ou quais delas são as que melhor trazem pessoas até o fundo do funil!  Você projetou seu site para funcionar como um funil de vendas né? 

google analytics - Comportamento

 

 

Conversão 💰

Tenho que confessar eu menti ali em cima, esse aqui minha favorita, for sure! E o nome já diz tudo por si só, conversão é um grande momento do marketing e vendas!

Na sessão de conversão do google analytics você consegue entender como as pessoas atingem aquele objetivo que você traçou previamente.

Por exemplo, vamos imaginar que no seu website exista uma página destinada a realização de pedidos de orçamento, cada formulário enviado para o seu time comercial poderia ser uma conversão.

Na imagem abaixo vamos usar como referência o famoso funil. Mas observe que isso só será possível, se antes você definir todas as etapas que formam o processo de conversão.

Basicamente, esse report te mostra o padrão que as pessoas tomam antes de chegar até o final. Você consegue mensurar o número que abandonam o processo no meio do caminho.

Também é importante ficar de olho se a taxa está super elevada, isso pode trazer insights para simplificar as etapas até o objetivo final!

google analytics-Conversão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão Google Analytics 😎

Existem tantas outras coisas que se podem e devem ser mensuradas com o google analytics que não foram abordadas agora!

Acredite, nós não passamos nem da superfície, mas espero que até aqui tenha feito algum sentido e virado uma “chavezinha” aí em você, com as milhares de possibilidades!

O analytics é uma poderosa ferramenta de análise de dados! Mas no final do dia o que ela aponta são problemas, isso mesmo, não se iluda em tentar achar respostas porque isso não vai acontecer!

A ferramenta aponta o que precisa ser melhorado e otimizado, como você vai colocar em prática é totalmente com você. Ter um parceiro que entenda e te ajude nessa jornada com certeza fará toda diferença.

Afinal, como dizem por aí no mundo do empreendedorismo:

Se você quer ir rápido, vá sozinho, mas se quer ir longe vá acompanhado.

A gruv é uma agência full service e estamos aqui para ajudar!👊

Fale com um 🖤Gruver agora, vamos juntos para o próximo nível!