Investir em Inbound Marketing passou a ser fundamental para continuar competitivo na internet.

Mas apesar de ser uma estratégia muito popular atualmente, muitos empresários e profissionais de marketing ainda têm dúvidas acerca do assunto.

Para te ajudar a se adequar ao mercado, neste post separamos 5 motivos para investir em Inbound Marketing, confira!

Mas antes de tudo, o que é Inbound Marketing?

Também conhecido como “Marketing de Atração”, o Inbound Marketing é um modelo inovador que rompe com os paradigmas do marketing tradicional.

Seu principal objetivo é atrair por meio da publicação de conteúdos valiosos para a persona, de forma que atraia e eduque os potenciais clientes.

A estratégia é baseada em 3 pilares!

  • SEO: otimizando o website ou blog da melhor maneira possível para melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas.
  • Marketing de conteúdo: com uma boa estratégia de produção e publicação de materiais relevantes. O ideal é fazer um estudo aprofundado das personas para a criação de conteúdos ricos e direcionados ao público específico.
  • Redes sociais: são ótimas impulsionadoras de conteúdo. Funcionam como porta de entrada de pessoas para seu website, além de ser um canal de interação com o público.

Os conteúdos do Inbound Marketing podem ser apresentados em diversos formatos, dentre eles:

  • textos e posts;
  • webnars;
  • podcasts;
  • e-mails marketing;
  • e-books;
  • fóruns online;
  • infográficos;
  • vídeos, dentre outros.

Quais são as vantagens de investir em Inbound Marketing?

1. Aumenta a autoridade e o reconhecimento de marca

Quando alguém tem dúvidas sobre algum assunto, qual o primeiro lugar a que ela recorre? Exatamente! As pessoas buscam respostas na internet.

Logo, ninguém melhor do que a própria empresa para tirar as dúvidas dos clientes.

O Inbound Marketing permite que a empresa se torne referência em determinados assuntos, por meio da publicação de conteúdos ricos que realmente respondam aos questionamentos e que, acima de tudo, gerem valor para o cliente, fortalecendo assim o reconhecimento da marca na internet.

2. Fortalece a presença online

Nos dias atuais, é praticamente impossível não investir na presença online, afinal, não estar conectado é se tornar “invisível” para os clientes.

Investir em Inbound Marketing permite fortalecer a atuação da sua empresa no meio digital, além de abrir maiores possibilidades de interação direta entre a empresa e o público.

Relacionamentos esses que podem ser o ponto chave para o sucesso online e conseguirem ótimos resultados na conversão de leads em clientes.

3. Atrai o cliente para sua marca

O objetivo da estratégia é atrair leads qualificados para a empresa, tornado o Inbound Marketing ideal para a atração de pessoas de maneira simples e mais eficiente que os meios de comunicação tradicional. O Inbound Marketing é executado em 4 etapas!

  • Atração.
  • Conversão em leads.
  • Conversão.
  • Fidelização.

É importante lembrar que o Inbound Marketing também é excelente para a fidelização, afinal, é mais barato vender para quem já comprou na sua empresa do que conquistar novos consumidores.

4. Mensura os resultados

Ao contrário do marketing tradicional, o Inbound Marketing permite mensurar todas as ações executadas em sua estratégia.

É possível saber com exatidão quais conteúdos geram maiores taxas de conversões; quais canais são mais relevantes; em quais assuntos o público tem maior interesse; dentre outros.

5. Custa menos do que o marketing tradicional

Investir em Inbound Marketing é cerca de 62% mais barato que o marketing tradicional e permite um maior controle de orçamento, sendo possível saber, com exatidão, o quanto está sendo gasto e qual tem sido o retorno sobre investimento (ROI).

O Inbound Marketing é uma estratégia que, se bem planejada, tem potencial de trazer ótimos resultados para a sua empresa, e o principal, é capaz de atrair e cativar relacionamentos mais próximos com seus clientes.

Se você gostou deste post sobre os 5 motivos para investir em Inbound Marketing e conhece outros benefícios dessa nova forma de fazer marketing, compartilhe nos comentários!